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novembro de 2012 | nº23
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O contributo dos Recursos Humanos para o sucesso das Organizações

Se recordarmos o passado, sabemos que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações. Exemplo disto eram as Indústrias que preconizavam que o trabalhador ficava em segundo plano quando se tratava de produção.

Durante a revolução industrial o principal setor da empresa era o tecnológico, mas na atualidade percebe-se que vivemos outra realidade, onde o principal ativo das organizações são as pessoas que fazem parte do universo daquela organização, por meio do incentivo do capital intelectual humano.

Atualmente, a tendência do mundo corporativista é a valorização das pessoas.

Com um mercado de trabalho muito competitivo, verifica-se a exigência de Recursos Humanos que estejam em constante inovação. Para que isto ocorra é necessário uma motivação constante no trabalho, pois o ser humano motivado cria condições para realizar grandes feitos, utilizando o melhor da sua energia dentro da Organização em que atua.

Para uma gestão eficaz dos Recursos Humanos, é necessário o estabelecimento de uma metodologia clara a aplicar nessa mesma gestão. É aqui que surge a Norma NP 4427:2004, que é caraterizada pelo princípio base de que a gestão de recursos humanos deve tratar de atrair, manter e desenvolver as pessoas que desempenham atividades para a organização, podendo representar-se pelo seguinte esquema:

Atrair

Os melhores profissionais com as competências adequadas à organização de forma a conseguir cumprir com a sua visão, missão, estratégia e objetivos, contribuindo de forma continuada para a sua melhoria contínua.

Manter

Os colaboradores necessários para a organização atingir a sua visão, missão, estratégia e objetivos, conseguindo a sua fixação na organização.

Desenvolver

Os Recursos Humanos da organização, criando as condições organizacionais necessárias, de forma a se conseguir tirar partido das potencialidades individuais, colocando-as ao serviço da organização.

É necessário assegurar que as pessoas tenham os conhecimentos adequados, as competências e a motivação para trabalhar de modo eficaz, e que lhes seja dada a oportunidade de aplicar essas competências no trabalho desempenhado na organização.

Para isto, a organização deve assegurar que os seus colaboradores têm a formação adequada para o bom desempenho das funções, sendo o desenvolvimento dessa formação planeado e implementado como resposta às necessidades de formação identificadas.

Um sistema de gestão de Recursos Humanos deve ser concebido e desenvolvido como um todo integrado na organização, isto é, na sua missão, visão, valores e princípios estratégicos estabelecidos pela Gestão de Topo:

 

A aplicação da norma NP 4427 não é um estilo de gestão, mas sim um conjunto de princípios que poderão ajudar as organizações, principalmente aquelas que não possuem competências na área de Gestão de Recursos Humanos, a atrair, desenvolver e manter os melhores profissionais, tornando-se por conseguinte, mais competitivas.

O facto de uma organização cumprir com esta norma não dispensa o cumprimento do enquadramento legal aplicável ao nível da Gestão de Recursos Humanos. Antes, pelo contrário, a necessidade de assegurar o seu cumprimento está expressa na própria norma.

A norma NP 4427 define um conjunto mínimo de documentação obrigatória, nomeadamente:

  • Manual de recursos humanos
  • Procedimentos documentados

1) Controlo dos documentos 2) Controlo dos registos 3) Compensações 4) Sanções 5) Recrutamento e seleção 6) Admissão 7) Comportamentos 8) Formação 9) Carreiras (quando previsto na política de recursos humanos) 10) Auditorias internas 11) Ações corretiva 12) Ações preventivas

 

Para além destes documentos, é exigido um conjunto de registos que a Organização deverá identificar e conservar:

Nrº Requisito Normativo Associado Designação do Registo
1 5.4 “Revisão pela Gestão”
 Revisão do Sistema de Gestão de Recursos Humanos
2  7.1 “Gestão Administrativa” alínea a)  Registos dos dados pessoais
3  7.1 “Gestão Administrativa” alínea b)  Registos da atividade de gestão dos Recursos Humanos
4  7.6.1 “Formação”  Plano anual de formação, avaliação da eficácia, avaliação do impacte
5  7.6.2 “Reconhecimento de Competências”  Registos de reconhecimento de competências dos colaboradores
6  7.7 “Aquisição de bens e serviços”  Avaliação de Fornecedores
7  8.1.1 “Avaliação do desempenho”  Metodologia, critérios e instrumentos para avaliação de desempenho
8  8.1.2 “Satisfação Interna”  Inquéritos, registos e resultados de Avaliação da Satisfação Interna
9  8.1.3 “Auditorias Internas”  Relatórios de Auditorias Internas
10  8.2 “Controlo de práticas não conformes”  Registos da natureza de práticas não conformes e das ações resultantes
11  8.4.2 “Ações Corretivas”  Resultados das ações corretivas
12  8.4.3 “Ações Preventivas”  Resultados das ações preventivas

A implementação de um sistema de gestão de Recursos Humanos, proporciona:

  • Aumento na motivação, inovação e espírito de equipa;
  • Desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas;
  • Ambiente de trabalho mais integrado;
  • Cumprimento da legislação aplicável sobre a gestão de recursos humanos.

Considerando o contexto económico em que nos encontramos, é fácil sentirmo-nos tentados a encontrar soluções aparentemente fáceis ou mais imediatas que causam impactes nas contas a curto prazo, mas em termos de valorização dos recursos humanos, é sempre necessário pensar a médio prazo.

Uma boa estratégia empresarial por si só não garante o sucesso organizacional.

Cada vez mais, são as pessoas que fazem a diferença, sendo fundamental que cada organização assegure que as mesmas tenham capacidade para concretizar a sua estratégia.

É necessário conseguir influenciar o ativo mais importante das Organizações, que é o capital humano e o talento.

Colaboradores polivalentes, motivados, formados, integrados e assertivos serão sempre o capital de maior valor no sucesso de uma organização.

Cláudia Santos
Consultora e Formadora



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