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O capital humano das organizações!
Porque as organizações, em geral, sentem que a gestão dos seus recursos humanos é um factor de primordial importância para o seu sucesso, é fundamental que exista uma definição clara da metodologia a aplicar na gestão desses mesmos recursos.
Esta metodologia é caracterizada pelo princípio base de que a gestão de recursos humanos deve atrair, manter e desenvolver as pessoas que desempenham actividades para a organização.
Na prossecução deste princípio foi desenvolvida a norma NP 4427 para responder à necessidade sentida da existência de uma norma aplicável a Sistemas de Gestão de Recursos Humanos. Neste sentido, esta norma portuguesa estabelece requisitos de um sistema de gestão de recursos humanos, que abrange todos os níveis hierárquicos e áreas de actividade de uma organização, como veículo de melhoria contínua ao serviço da eficácia e da eficiência desta. Os requisitos desta norma foram desenvolvidos com o objectivo de atrair, manter e desenvolver pessoas e que o seu grau de satisfação e de motivação de todos os que mantêm laços laborais com a organização seja o pretendido.
A implementação dos requisitos da norma NP 4427 e respectiva certificação, para além dos ganhos relacionados de eficácia e eficiência, também apresentam benefícios ao nível da comunicação intra-empresa e valorização do cliente interno, maior fidelização dos colaboradores e reforço do espírito de equipa. O cumprimento dos requisitos legais relacionados com o capital humano das organizações também passa a assumir maior relevância e passa a constituir um dos princípios básicos do sistema de gestão.
Os requisitos desta norma são aplicáveis a organizações que pretendam:
- Estabelecer um sistema de gestão de recursos humanos abrangente a toda a organização;
- Implementar, manter e melhorar de forma contínua um sistema de gestão de recursos humanos;
- Assegurar que a política de recursos humanos é seguida;
- Obter a certificação do sistema de gestão de recursos humanos por uma organização externa acreditada.
A NP 4427 segue a mesma metodologia de normas internacionais. Tem um valor próprio pelo que diferencia as Empresas Portuguesas em relação a outros Países onde este tipo de instrumentos não exista ou seja ignorado. Quando um investidor estrangeiro pesquisa o nosso Mercado observa o seu quadro legislativo e administrativo, económico e social. Sendo a confiança um dos elementos centrais de qualquer contrato, a certificação NP 4427 ajudará as organizações a captarem a confiança dos investidores e clientes, através da garantia emitida pela Entidade Certificadora.
Com a obtenção desta certificação as organizações pretendem alcançar objectivos fundamentais como:
- Garantir a disponibilidade de recursos humanos com as competências necessárias às diversas áreas da organização;
- Garantir a satisfação do cliente em relação aos recursos humanos alocados aos projectos, por exemplo em regime de prestação de serviço (outsourcing);
- Garantir e aumentar a motivação, satisfação e o desempenho dos colaboradores;
- Garantir uma maior fidelização dos recursos humanos;
- Estimular a criatividade, inovação e espírito em equipa.
A implementação de um sistema de recursos humanos segundo este referencial, normalmente implica algumas mudanças processuais e organizacionais que provocaram alguns impactos, destacando:
- Melhoria na adequação da distribuição dos recursos humanos (mobilidade);
- A possibilidade de actuar preventivamente em situações de menor desempenho, satisfação ou motivação;
- Melhoria na comunicação intra-empresa;
- Harmonização dos objectivos individuais dos colaboradores com os objectivos da organização;
- Dar oportunidade aos colaboradores de conhecerem o que os superiores hierárquicos esperam e pensam do seu desempenho, através do feedback contínuo;
- Contribuir para a determinação da promoção e progressão nas carreiras.
A implementação do sistema de gestão de recursos humanos na organização permitirá assegurar a existência de uma cultura organizacional que evidencia um clima propício ao trabalho em equipa, à criatividade e à geração de ideias, reflectindo-se na existência de uma cultura organizacional vivida por todos.
Desta forma a criação de valor para os clientes será mais provável, permitindo a criação de uma sustentabilidade no crescimento do capital humano nas organizações.
Bureau Veritas
