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novembro de 2012 | nº23
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O capital humano das organizações!

Porque as organizações, em geral, sentem que a gestão dos seus recursos humanos é um factor de primordial impor­tância para o seu sucesso, é fundamental que exista uma definição clara da metodologia a aplicar na gestão desses mesmos recursos.

Esta metodologia é caracterizada pelo princípio base de que a gestão de recursos humanos deve atrair, manter e desenvolver as pessoas que desempenham activi­dades para a organização.

Na prossecução deste princípio foi desenvolvida a norma NP 4427 para responder à necessidade sentida da existência de uma norma aplicável a Sistemas de Gestão de Recursos Humanos. Neste sentido, esta norma portuguesa estabelece requisitos de um sistema de gestão de recursos humanos, que abrange todos os níveis hierárquicos e áreas de activi­dade de uma organização, como veículo de melhoria contínua ao serviço da eficácia e da eficiência desta. Os requisitos desta norma foram desenvolvidos com o objectivo de atrair, manter e desenvolver pessoas e que o seu grau de satisfação e de motivação de todos os que mantêm laços laborais com a organização seja o pretendido.

A implementação dos requisitos da norma NP 4427 e respectiva certificação, para além dos ganhos relacionados de eficácia e eficiência, também apresentam benefícios ao nível da comunicação intra-empresa e valorização do cliente interno, maior fidelização dos colaboradores e reforço do espírito de equipa. O cumprimento dos requisitos legais relacionados com o capital humano das organizações também passa a assumir maior relevância e passa a constituir um dos princípios básicos do sistema de gestão. 

Os requisitos desta norma são aplicáveis a organizações que pretendam:

  • Estabelecer um sistema de gestão de recursos humanos abrangente a toda a organização;
  • Implementar, manter e melhorar de forma contínua um sistema de gestão de recursos humanos;
  • Assegurar que a política de recursos humanos é seguida;
  • Obter a certificação do sistema de gestão de recursos hu­manos por uma organização externa acreditada.

A NP 4427 segue a mesma metodologia de normas interna­cionais. Tem um valor próprio pelo que diferencia as Empre­sas Portuguesas em relação a outros Países onde este tipo de instrumentos não exista ou seja ignorado. Quando um investidor estrangeiro pesquisa o nosso Mercado observa o seu quadro legislativo e administrativo, económico e social. Sendo a confiança um dos elementos centrais de qualquer contrato, a certificação NP 4427 ajudará as organizações a captarem a confiança dos investidores e clientes, através da garantia emitida pela Entidade Certificadora.

Com a obtenção desta certificação as organizações pretendem alcançar objectivos fundamentais como:

  • Garantir a disponibilidade de recursos humanos com as competências necessárias às diversas áreas da organização;
  • Garantir a satisfação do cliente em relação aos recursos humanos alocados aos projectos, por exemplo em regime de prestação de serviço (outsourcing);
  • Garantir e aumentar a motivação, satisfação e o desempenho dos colaboradores;
  • Garantir uma maior fidelização dos recursos humanos;
  • Estimular a criatividade, inovação e espírito em equipa.

A implementação de um sistema de recursos humanos segundo este referencial, normalmente implica algumas mudanças processuais e organizacionais que provocaram alguns impactos, destacando:

  • Melhoria na adequação da distribuição dos recursos humanos (mobilidade);
  • A possibilidade de actuar preventivamente em situações de menor desempenho, satisfação ou motivação;
  • Melhoria na comunicação intra-empresa;
  • Harmonização dos objectivos individuais dos colaboradores com os objectivos da organização;
  • Dar oportunidade aos colaboradores de conhecerem o que os superiores hierárquicos esperam e pensam do seu desempenho, através do feedback contínuo;
  • Contribuir para a determinação da promoção e progressão nas carreiras.

A implementação do sistema de gestão de recursos humanos na organização permitirá assegurar a existência de uma cultura organizacional que evidencia um clima propício ao trabalho em equipa, à criatividade e à geração de ideias, reflectindo-se na existência de uma cultura organizacional vivida por todos.

Desta forma a criação de valor para os clientes será mais provável, permitindo a criação de uma sustentabilidade no crescimento do capital humano nas organizações.

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