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Os gestores de RH como parceiros estratégicos nas organizações

Num mundo em constante mudança, que exige respostas flexíveis, e com a forte concorrência de quase todos os continentes devido ao aumento da globalização, é importante que as organizações tenham algum tipo de vantagem competitiva.
Os Recursos Humanos de cada empresa são o fator que mais contribuiu para sermos competitivos e fazer a diferença para a satisfação do cliente e o desempenho organizacional em geral.
Outros elementos que afetam os Departamentos de Recursos Humanos e aumentam a sua importância são as mudanças tecnológicas, aumentando as divergências devido a mudanças na legislação laboral e as características da mudança da força de trabalho (diversidade). É por isso que é importante para a organização ter uma gestão de Recursos Humanos forte para, deste modo, melhorar a sua vantagem competitiva.

Na situação em que estamos hoje, a maior parte do papel dos Recursos Humanos é de transformação. O papel do gestor de Recursos Humanos, diretor ou executivo, deve acompanhar a necessidade da sua organização em mudar. As organizações bem-sucedidas estão a adaptar-se, são flexíveis, rápidas a mudar de orientação e centradas no cliente. Dentro deste ambiente, o profissional de Recursos Humanos é um parceiro estratégico dentro da organização.
Assim, os gestores de Recursos Humanos precisam de pensar em si mesmos como parceiros estratégicos. Nesta função, o profissional de Recursos Humanos tem que contribuir para o desenvolvimento e realização da organização como um todo, com o seu planeamento estratégico e respetivos objetivos. O Planeamento Estratégico de Recursos Humanos tem que ser feito para apoiar a realização do plano de negócios global e os seus objetivos. Uma outra forma de melhorar o reconhecimento dos Recursos Humanos é através da Certificação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos, cujos benefícios são: ao certificar o seu Sistema de Gestão de Recursos Humanos de acordo com a Norma Portuguesa 4427, a organização está a assegurar o cumprimento da legislação aplicável neste âmbito, ao mesmo tempo que se associa ao prestígio das Marcas de Certificação da SGS reconhecidas globalmente. Através dos procedimentos e asseguradas em processos tão polémicos como por exemplo, a atribuição de compensações e outros benefícios, as sanções, a avaliação de desempenho e o próprio recrutamento e admissão de Recursos Humanos.
Esta parceria estratégica tem um impacto junto dos serviços de Recursos Humanos, tais como a criação e concetualização dos postos de trabalho; contratação; planos de retenção dos colaboradores; desenvolvimento e sistemas de avaliação de desempenho; Planos de Formação individualizados; planeamento de carreiras e desenvolvimento dos colaboradores. Quando os profissionais de Recursos Humanos estão alinhados com o negócio, a componente Pessoas é pensada como um contribuinte estratégico para o sucesso da empresa.
Funcionando como um apoio aos colaboradores, o gestor de Recursos Humanos tem um papel fundamental no sucesso organizacional através do seu conhecimento dos colaboradores. Este apoio inclui a criação de um ambiente de trabalho em que os colaboradores vão estar motivados, contribuindo para o sucesso da organização. Neste sentido é necessário promover métodos eficazes de definição de metas e comunicação. O profissional de Recursos Humanos ajuda a estabelecer a cultura e o clima organizacional para que os colaboradores adquiram as competências, tenham interesse e que se estabeleça um compromisso de missão para com a organização e os clientes.
Ambos os conhecimentos e a capacidade de executar estratégias de mudança bem-sucedidas fazem do profissional de Recursos Humanos excecionalmente valorizado. Saber como vincular a mudança para as necessidades estratégicas da organização irá minimizar a insatisfação dos colaboradores e a resistência à mudança.
Para concluir, os Recursos Humanos são vitais para qualquer organização seja grande ou pequena. Isto porque, afetam toda a organização com o objetivo de preparar a força de trabalho para atingir os objetivos da organização. As organizações têm que se preparar para enfrentar os desafios do futuro. São, naturalmente, os Recursos Humanos que abrem o caminho para a organização utilizar a força de trabalho de forma eficaz e eficiente. Se não for o papel fulcral dos Recursos Humanos, as organizações não estarão preparadas para enfrentar a competição nem agora nem no futuro.
Renato Filipe
Diretor de Recursos Humanos
Grupo SGS Portugal
