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fevereiro de 2013 | nº24
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A internacionalização está no ADN dos portugueses

Historicamente os portugueses e instituições portuguesas investem na internacionalização.

E quais as suas motivações?

É um estado de espírito de curiosidade, uma busca constante pelo desconhecido e uma vontade de crescer contribuindo para o desenvolvimento dos países acolhedores. (Claro que podem ser identificadas outras motivações de carácter menos positivo mas que não caracterizam a generalidade da atitude dos portugueses).

A capacidade de adaptação dos portugueses a outras línguas e culturas é notável, porque está baseado numa atitude de respeito, confiança e aprendizagem que nos permite viver nos 4 cantos do mundo.

Avançar para a internacionalização empresarial pressupõe também a aplicação da metodologia de melhoria contínua PDCA:

  • Plan – Definir a estratégia de internacionalização: estudar os mercados e a cultura, conhecer as boas práticas do processo de internacionalização no país acolhedor, estabelecer os objetivos e indicadores de desempenho, definir a metodologia de abordagem, decidir sobre a presença direta e/ou indireta, conhecer fundos de financiamento disponíveis, avaliar quais mercados alvo e produtos e serviços direcionados e adequados, avaliar os custos e riscos. Constituem contribuições determinantes a informação prestada por quem já tem experiência: Instituições de comércio externo como a AICEP, clientes já internacionalizados, entidades certificadoras, parceiros e informação constante dos media.
  • Do – Estabelecer acordos de representação com parceiros, quando aplicável; formar as equipas sobre os mercados e a cultura do país acolhedor; investir e avançar de acordo com o plano. Nesta fase é muito importante o fator tempo, humildade, empatia, persistência, capacidade de adaptação e contribuição para o benefício de todas as partes envolvidas: fornecedor + cliente + parceiros.
  • Check – Avaliar a todo o tempo o feedback dos interlocutores no país acolhedor (parceiros, clientes, entre outras entidades relacionadas) e da equipa envolvida e avaliar o desempenho face aos objetivos definidos.
  • Act – Adequar, rever, alterar buscando a melhoria contínua. É crucial ter capacidade de reinventar-se e ser flexível.

A Certificação ISO 9001 QUALIDADE de uma Organização, constituindo um sucesso assinalável, exige dos seus responsáveis uma interpretação clara e inequívoca. O Sistema de Gestão da Qualidade é, no contexto da internacionalização, o elemento decisivo, que confere à organização o reconhecimento nacional e internacional. Passa a ser, verdadeiramente, um ativo da organização, de importância comparável aos seus recursos humanos, à sua liderança e à sua oferta.

As organizações certificadas de acordo com a norma ISO 9001 QUALIDADE estão, na generalidade, a apostar na internacionalização pois estão mais estruturadas, motivadas e aptas para novos desafios. Estão entre os Clientes da Qualiwork inúmeros exemplos de internacionalização com sucesso em diversas áreas de intervenção.

Têm sido para nós um bom exemplo e motivação.

Em 2013 a Qualiwork festeja os seus 10 anos de trabalho!

A Equipa consultora e formadora da Qualiwork é facilitadora no seu apoio a muitos clientes e conta já com 75 certificações ISO em Portugal e com sucesso!

Desde 2012 que apostamos na internacionalização dos serviços de consultoria e formação da Qualiwork em Angola e Moçambique via parceiros.

Os parceiros para a internacionalização, portugueses, angolanos ou moçambicanos, constituem uma ajuda inestimável.

Quais as fases típicas da criação, implementação e avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 QUALIDADE?

Devem ser desenvolvidas as fases necessárias à criação, implementação e avaliação do sistema de gestão da qualidade de uma organização:

  1. Diagnóstico organizacional
  2. Formação
  3. Mapeamento e documentação dos processos
  4. Planeamento dos Objetivos da Qualidade
  5. Manual da Qualidade
  6. Período de Consolidação
  7. Auditoria Interna
  8. Revisão do SGQ (Nesta fase a Equipa Consultora emite um parecer da conformidade à norma ISO 9001 e é realizada a consulta à entidade certificadora para a fase seguinte)
  9. Apoio à Auditoria Externa de Concessão do Certificado e reconhecimento internacional
  10. Melhoria contínua

Porque é que faz sentido o apoio de uma Consultora?

A Qualiwork, através da sua Equipa de Colaboradores especializados, possui o conhecimento necessário para garantir o sucesso do processo de certificação, através da aplicação de metodologias próprias que permitem integrar as regras dos Sistemas de Gestão, não esquecendo a cultura e compreensão da organização.

O primeiro passo que uma Organização toma na direção do reconhecimento do seu Sistema de Gestão é a seleção de uma consultora experiente!

A Qualiwork detém o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado de acordo com a norma ISO 9001:2008 desde 2004.

A experiência na manutenção e melhoria do nosso sistema de gestão da qualidade contribui para o sucesso dos projetos de consultoria e formação nos nossos Clientes.

Como funciona o processo de certificação externa?

Após a criação e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade este é sujeito à verificação por uma entidade independente e credível, que atesta, pública e oficialmente, a conformidade deste Sistema aos requisitos da norma ISO 9001 Qualidade. 

Assim, a marca de “Organização de Qualidade” tem um carácter objetivo e institucional o que, valorizando a presença da Organização na sociedade, por um lado, aumenta, por outro, a sua responsabilidade perante esta.

Podem obter-se certificações ISO, reconhecidas internacionalmente de acordo com outras normas como a ISO 14001 Ambiente, ISO 22000 Segurança Alimentar, OHSAS Segurança no Trabalho, ISO 27001 segurança da Informação entre outras.

Empresas já certificadas ISO 9001 QUALIDADE em Angola:

  • ATLÂNTIDA VIAGENS E TURISMO, S.A. / WTA, Travel Agency
  • CONDURIL - Engenharia, S.A. - Sucursal de Angola + Métis Engenharia, Lda
  • Edifer Angola, S.A./TECNASOL FGE, FUNDAÇÕES E GEOTECNIA, S.A
  • EMANHA
  • GHASSIST
  • JOSÉ MIRANDA DIAS
  • Odebrecht
  • REFRIANGO Indústria e Comércio Geral, Lda
  • ZAGOPE-CONSTRUÇÕES E ENGENHARIA, S.A.; ZAGOPE ANGOLA - CONSTRUÇÕES E ENGENHARIA, S.A

Empresas já certificadas OHSAS 18001 SEGURANÇA em Angola:

  • CONDURIL - Engenharia, S.A. - Sucursal de Angola / Métis Engenharia, Lda
  • Edifer Angola, S.A./TECNASOL FGE, FUNDAÇÕES E GEOTECNIA, S.A – SUCURSAL ANGOLA/Construções Fortaleza, S.A./ Edimetal Angola, S.A
  • ZAGOPE-CONSTRUÇÕES E ENGENHARIA, S.A.; ZAGOPE ANGOLA - CONSTRUÇÕES E ENGENHARIA, S.A

Empresas já certificadas ISO 9001 em Moçambique:

  • ÁGUAS DE MOÇAMBIQUE
  • ELECTROTEC (Grupo Visabeira)
  • HIDROÁFRICA (Grupo Visabeira)
  • DHV, LDA. (Moçambique) (Ex. Seed)
  • IMOVISA (Grupo Visabeira)
  • MCEL - MOÇAMBIQUE CELULAR
  • MODET - Sociedade Moçambicana de Detergentes
  • KUDUMBA INVESTMENTS, LDA
  • LISTAS TELEFÓNICAS DE MOÇAMBIQUE
  • PLM - FACILITIES MANAGEMENT
  • Técnica - Engenheiros Consultores, Lda
  • TELEVISA (Grupo Visabeira)
  • TOPACK Moçambique
  • TURVISA (Grupo Visabeira)
  • TV CABO (Grupo Visabeira)

Empresas já certificadas ISO 14001 Ambiente em Moçambique:

  • MCEL - MOÇAMBIQUE CELULAR

São bons exemplos a seguir!

Sónia Vieira
Sócia – Gerente
Diretora Qualiwork



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