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fevereiro de 2013 | nº24
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INTERNACIONALIZAÇÃO

Numa altura em que o mercado português atravessa sérias dificuldades, uma das opções para as empresas passa exactamente pela internacionalização.

Se bem que esta devia ser já parte integrante do espírito empresarial (não estivessemos nós na tal “aldeia global”), neste momento surge, para muitos, como única opção para conseguirem sobreviver.

E esta internacionalização pode assumir diversas formas como por exemplo: exportação, criação de subsidiárias em outros países ou colaboração com outras empresas (franchising, joint-ventures, parcerias etc).

Acima de tudo, há que definir estratégias, estabelecer objectivos e planificar todas as acções a desenvolver.

No entanto, para quem nunca optou por esta via, há que estar atento a uma série de questões:

  • quais os países para onde se direccionar;
  • qual o retorno esperado, e tempo respectivo, face ao investimento a realizar;
  • quais os custos adicionais que se irão verificar;
  • quais as alterações internas que há que assegurar na empresa;
  • quais as barreiras com que se pode deparar (sejam elas comerciais, económicas, regulamentares/legais ou  até mesmo culturais, educacionais e de idioma);
  • quais os produtos / serviços preferenciais;
  • quais as estratégicas de comunicação e marketing a utilizar.

Ora uma das formas de:

  • responder aos requisitos de determinado país,
  • conseguir destacar a oferta face à dos concorrentes, e
  • comunicar com o potencial Cliente

é, exactamente, a certificação.

Mais directamente a certificação de produto mas, também, a certificação de sistemas de gestão.

A certificação assegura conformidade, dá confiança e é uma excelente ferramenta de marketing assim como acarreta benefícios internos significativos (em termos de organização, eficácia e redução de custos).

Não é por acaso que as empresas têm ao seu dispor cada vez mais referenciais de certificação podendo assim previligiar os aspectos que as possam diferenciar/valorizar e os que se melhor adequam à sua realidade.

Há, então, que fazer a aposta!

Investir hoje numa base sustentada que permita, não só ultrapassar esta fase, como criar raízes sólidas para um futuro que se pretende risonho.

Certifique-se (na verdadeira acepção da palavra) de que dispõe das ferramentas necessárias para tal e amplie os seus horizontes. Voltemos a ser conquistadores!

A BM TRADA possui acreditações reconhecidas internacionalmente (UKAS, ASI, RSPO, UTZ) que lhe permitem assegurar total rigor assim como reconhecimento em todo o mundo, para os referenciais ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, ISO 27001, CdR FSC, CdR PEFC, CdR RSPO, CdR UTZ.

Conte connosco neste desafio!

 

Cláudia Alexandra Carvalho
Dir. Geral & Técnica
BM TRADA Certification Portugal 




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