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A nova Norma ISO IEC 30105 BPO
A nova norma ISO IEC 30105 IT Enabled Services / Business Process Outsourcing BPO é a norma internacional dirigida as empresas prestadoras de serviços suportados em tecnologias de informação em regime de outsourcing / IT Enabled Services / Business Process Outsourcing BPO.
A norma ISO IEC 30105 e constituída em 5 partes:
- Parte 1 - Modelo de referência de processos
- Parte 2 - Modelo de assessment aos processos
- Parte 3 - Framework de avaliação da maturidade da organização
- Parte 4 - Termos e definições
- Parte 5 - Linhas de orientação
Qual o valor da norma ISO IEC 30105?
- Apresenta um modelo de referência de processos de negócio úteis para uma organização prestadora de serviços em outsourcing suportado em tecnologias de informação.
- E aplicável a qualquer prestador de serviços, independentemente da sua dimensão e características.
- Permite a aplicação de um modelo de assessment e de avaliação de desempenho.
- Permite que os resultados da avaliação sejam comunicados segundo uma escala uniforme de classificação dos atributos dos processos que apresenta o nível de maturidade das organizações.
- Permite identificar um conjunto de melhorias necessárias para desempenhos crescentes.
Business Process Outsourcing Industry
A norma SO/IEC 30105 especifica os requisitos dos processos da indústria ITES-BPO.
ITES/BPO prevê a subcontratação a uma organização prestadora de um ou mais serviços suportado em adequados sistemas de informação, como por exemplo serviços financeiros, gestão de recursos humanos, cuidados de saúde, serviços bancários, gestão de contratos, viagens e turismo, market e comunicação, analytics, telecomunicações, fabrico, logística, entre outros. Os serviços são oferecidos a clientes em diversas partes do mundo, fazendo parte de uma cadeia global de fornecimento a clientes e consumidores.
A organização gere, administra, presta e melhora processos respondendo a requisitos predefinidos e avaliados face ao desempenho acordado.
ISO IEC 30105 Parte 1 Modelo de referência de processos / Âmbito
O âmbito da nova norma ISO IEC 30105 especifica os requisitos do ciclo de vida dos serviços subcontratados suportado em tecnologias de informação, incluindo o seu planeamento, implementação, operação, avaliação, analise e melhoria.
É aplicável as organizações prestadoras de serviços IT outsourced e não e aplicável as organizações suas clientes.
Modelo de referência de processos do ciclo de vida dos serviços
CATEGORIA DE PROCESSOS
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DESCRICAO DA CATEGORIA
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EXEMPLOS DE PROCESSOS
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Strategic enablement
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inclui a definição da estratégia e dos processos de inovação e avaliação de desempenho
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Estratégia e inovação
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Relationship
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Prevê a gestão das relações com os clientes e fornecedores
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Gestão das relações com clientes e fornecedores
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Solution
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Inclui detalhes da gestão dos serviços contratados
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Desenvolvimento da solução e gestão do ciclo de vida do contrato
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Transiton in
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Inclui a fase de planeamento e implementação da passagem do serviço do cliente para a organização prestadora dos serviços, incluindo a gestão, as pessoas e a infraestrutura adequada em fase piloto
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Set up pessoas, infraestrutura tecnológica e não tecnológica, knowledge transfer, plano do serviço e projeto piloto
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Service Delivery
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Orienta as atividades da prestação do serviço IT outsourced
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Gestão, implementação e report dos servidos, gestão dos SLA
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Transition out
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Descreve as atividades de retorno do serviço para a gestão do cliente ou para outro fornecedor
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Plano e implementação do set out
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Tactical enablement
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Enquadra processos que visam o cumprimento dos objetivos contratualizados
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Revisão pela gestão, controlo financeiro, gestão do conhecimento, da mudança, continuidade do negócio, auditoria, risco e melhoria continua
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Operational enablement
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Prevê processos de suporte das atividades de prestação do serviço
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Segurança de informação, compliance, pessoas, meios, ambiente de trabalho
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ISO IEC 30105 Parte 2 Modelo de assessment aos processos
ISO/IEC 30105-2 apresenta o modelo de assessment dos processos que permite a determinar os riscos e melhorar o desempenho das organizações em complementaridade da norma ISO IEC 20000 parte 1.
Combina 2 dimensões de análise dos processos “Dimensão” e “Competência”.
- Os atributos do processo permitem medir a competência do processo.
- Cada atributo mede a competência específica do processo.
Dimensão - Cada processo previsto na parte 1 da norma contém um propósito (objective) e um conjunto de resultados esperados (outcomes). Para atingir o nível 1 de capacidade é necessário que o processo atinja o seu propósito e o conjunto de resultados esperados.
Competência - O nível de competência é medido por indicadores de demonstram a capacidade do processo operar numa determinada dimensão (ou seja atingir o propósito e os resultados esperados daquela dimensão).
NÍVEIS DE CAPACIDADE
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ATRIBUTOS DE COMPETÊNCIA DO PROCESSO / INDICADORES
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NIVEL 0 / Incompleto
Não implementado ou falha no cumprimento do objetivo do processo
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Atributo - Não aplicável
Indicadores:
PPI – Process Performance Indicators (BP Base Practice e WP – Work Product)
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NIVEL 1 / Implementado
Cumpre os objetivos do processo
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Process performance
PPI – Process Performance Indicators
PCI – Process Capability Indicators (GP Generic Practice; GR – Generic resource; GWP Generic Work Product)
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NIVEL 2 / Gerido
Processo planeado, implementado, avaliado e melhorado
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Gestão do desempenho
Gestão dos produtos e serviços
PPI – Process Performance Indicators
PCI – Process Capability Indicators
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NIVEL 3 Estabelecido
Processos adequadamente geridos que atingem as saídas requeridas
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Processos definidos
Processos implementados
PPI – Process Performance Indicators
PCI – Process Capability Indicators
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NIVEL 4 Preditivo
Processo estabelecido com capacidade de medir, monitorizar dados e analisar informação para identificar as causas da sua variação
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Análise quantitativa
Controlo quantitativo
PPI – Process Performance Indicators
PCI – Process Capability Indicators
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NIVEL 5 Inovador
Processo preditivo que apresenta melhorias contínuas de acordo com a evolução da organização
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Processo inovador
Processo inovador implementado
PPI – Process Performance Indicators
PCI – Process Capability Indicators
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Nota - Work Product são resultados esperados ou registos / saídas.
Esta parte 2 da norma inclui de forma detalhada para cada processo, o seu propósito, os resultados esperados, os indicadores e ainda incluí no anexo B uma extensa lista dos Work products e suas caraterísticas para apoio ao assessment.
Este modelo de assessment cumpre os requisitos da norma ISO/IEC 33002 Information technology -- Process assessment -- Requirements for performing process assessment.
ISO IEC 30105 Parte 3 Framework de avaliação da maturidade da organização
A norma ISO IEC 30105 Parte 3 cumpre os requisitos da norma ISO/IEC 33004 Information technology -- Process assessment -- Requirements for process reference, process assessment and maturity models e fornece um esquema / modelo assessment da capacidade do processo de atingir de forma consistente os seus objetivos atuais e futuros.
Como benefícios realçam-se:
- Constitui uma ferramenta de auto avaliação
- Permite a avaliação da capacidade dos processos e definição de planos de melhoria
- É aplicável a qualquer tipo / dimensão de organizações
Em resumo:
- A norma ISO IEC 30105 é uma ótima ferramenta de trabalho para as empresas de outsourcing de resposta aos desafios e requisitos da indústria BPO (Business Process Outsourcing).
- A norma ISO IEC 30105 não é uma norma de requisitos certificável, mas permite a implementação de um modelo de processos de referência e o seu assessment para determinar níveis de maturidade e desempenhos crescentes.
- A Comissão técnica da ISO Internacional responsável pela Norma ISO IEC 30105 e a ISO/IEC JTC 1/SC 40.
Sónia Vieira
Diretora QualiWork
Janeiro 2017