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fevereiro de 2017 | nº31
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A nova Norma ISO IEC 30105 BPO

A nova norma ISO IEC 30105 IT Enabled Services / Business Process Outsourcing BPO é a norma internacional dirigida as empresas prestadoras de serviços suportados em tecnologias de informação em regime de outsourcing / IT Enabled Services / Business Process Outsourcing BPO.

A norma ISO IEC 30105 e constituída em 5 partes:

  • Parte 1 - Modelo de referência de processos
  • Parte 2 - Modelo de assessment aos processos
  • Parte 3 - Framework de avaliação da maturidade da organização
  • Parte 4 - Termos e definições
  • Parte 5 - Linhas de orientação

 

Qual o valor da norma ISO IEC 30105?

  • Apresenta um modelo de referência de processos de negócio úteis para uma organização prestadora de serviços em outsourcing suportado em tecnologias de informação.
  • E aplicável a qualquer prestador de serviços, independentemente da sua dimensão e características.
  • Permite a aplicação de um modelo de assessment e de avaliação de desempenho.
  • Permite que os resultados da avaliação sejam comunicados segundo uma escala uniforme de classificação dos atributos dos processos que apresenta o nível de maturidade das organizações.
  • Permite identificar um conjunto de melhorias necessárias para desempenhos crescentes.

 

Business Process Outsourcing Industry

A norma SO/IEC 30105 especifica os requisitos dos processos da indústria ITES-BPO.

ITES/BPO prevê a subcontratação a uma organização prestadora de um ou mais serviços suportado em adequados sistemas de informação, como por exemplo serviços financeiros, gestão de recursos humanos, cuidados de saúde, serviços bancários, gestão de contratos, viagens e turismo, market e comunicação, analytics, telecomunicações, fabrico, logística, entre outros. Os serviços são oferecidos a clientes em diversas partes do mundo, fazendo parte de uma cadeia global de fornecimento a clientes e consumidores.

A organização gere, administra, presta e melhora processos respondendo a requisitos predefinidos e avaliados face ao desempenho acordado.

 

ISO IEC 30105 Parte 1 Modelo de referência de processos / Âmbito

O âmbito da nova norma ISO IEC 30105 especifica os requisitos do ciclo de vida dos serviços subcontratados suportado em tecnologias de informação, incluindo o seu planeamento, implementação, operação, avaliação, analise e melhoria.

 

É aplicável as organizações prestadoras de serviços IT outsourced e não e aplicável as organizações suas clientes.

Modelo de referência de processos do ciclo de vida dos serviços

 

CATEGORIA DE PROCESSOS

DESCRICAO DA CATEGORIA

EXEMPLOS DE PROCESSOS

Strategic enablement

inclui a definição da estratégia e dos processos de inovação e avaliação de desempenho

Estratégia e inovação

Relationship

Prevê a gestão das relações com os clientes e fornecedores

Gestão das relações com clientes e fornecedores

Solution

Inclui detalhes da gestão dos serviços contratados

Desenvolvimento da solução e gestão do ciclo de vida do contrato

Transiton in

Inclui a fase de planeamento e implementação da passagem do serviço do cliente para a organização prestadora dos serviços, incluindo a gestão, as pessoas e a infraestrutura adequada em fase piloto

Set up pessoas, infraestrutura tecnológica e não tecnológica, knowledge transfer, plano do serviço e projeto piloto

Service Delivery

Orienta as atividades da prestação do serviço IT outsourced

Gestão, implementação e report dos servidos, gestão dos SLA

Transition out

Descreve as atividades de retorno do serviço para a gestão do cliente ou para outro fornecedor

Plano e implementação do set out

Tactical enablement

Enquadra processos que visam o cumprimento dos objetivos contratualizados

Revisão pela gestão, controlo financeiro, gestão do conhecimento, da mudança, continuidade do negócio, auditoria, risco e melhoria continua

Operational enablement

Prevê processos de suporte das atividades de prestação do serviço

Segurança de informação, compliance, pessoas, meios, ambiente de trabalho

 

ISO IEC 30105 Parte 2 Modelo de assessment aos processos 

ISO/IEC 30105-2 apresenta o modelo de assessment dos processos que permite a determinar os riscos e melhorar o desempenho das organizações em complementaridade da norma ISO IEC 20000 parte 1.

Combina 2 dimensões de análise dos processos “Dimensão” e “Competência”.

  • Os atributos do processo permitem medir a competência do processo.
  • Cada atributo mede a competência específica do processo.

 

Dimensão - Cada processo previsto na parte 1 da norma contém um propósito (objective) e um conjunto de resultados esperados (outcomes). Para atingir o nível 1 de capacidade é necessário que o processo atinja o seu propósito e o conjunto de resultados esperados.

Competência - O nível de competência é medido por indicadores de demonstram a capacidade do processo operar numa determinada dimensão (ou seja atingir o propósito e os resultados esperados daquela dimensão).

 

NÍVEIS DE CAPACIDADE

ATRIBUTOS DE COMPETÊNCIA DO PROCESSO / INDICADORES

NIVEL 0 / Incompleto

Não implementado ou falha no cumprimento do objetivo do processo 

Atributo - Não aplicável

Indicadores:

PPI – Process Performance Indicators (BP Base Practice e WP – Work Product)

NIVEL 1 / Implementado

Cumpre os objetivos do processo

Process performance

PPI – Process Performance Indicators

PCI – Process Capability Indicators (GP Generic Practice; GR – Generic resource; GWP Generic Work Product)

NIVEL 2 / Gerido

Processo planeado, implementado, avaliado e melhorado

Gestão do desempenho

Gestão dos produtos e serviços

PPI – Process Performance Indicators

PCI – Process Capability Indicators

NIVEL 3 Estabelecido

Processos adequadamente geridos que atingem as saídas requeridas

Processos definidos

Processos implementados

PPI – Process Performance Indicators

PCI – Process Capability Indicators

NIVEL 4 Preditivo

Processo estabelecido com capacidade de medir, monitorizar dados e analisar informação para identificar as causas da sua variação

Análise quantitativa

Controlo quantitativo

PPI – Process Performance Indicators

PCI – Process Capability Indicators

NIVEL 5 Inovador

Processo preditivo que apresenta melhorias contínuas de acordo com a evolução da organização

Processo inovador

Processo inovador implementado

PPI – Process Performance Indicators

PCI – Process Capability Indicators

Nota - Work Product são resultados esperados ou registos / saídas.

 

Esta parte 2 da norma inclui de forma detalhada para cada processo, o seu propósito, os resultados esperados, os indicadores e ainda incluí no anexo B uma extensa lista dos Work products e suas caraterísticas para apoio ao assessment.

Este modelo de assessment cumpre os requisitos da norma ISO/IEC 33002 Information technology -- Process assessment -- Requirements for performing process assessment.

 

ISO IEC 30105 Parte 3 Framework de avaliação da maturidade da organização 

A norma ISO IEC 30105 Parte 3 cumpre os requisitos da norma ISO/IEC 33004 Information technology -- Process assessment -- Requirements for process reference, process assessment and maturity models e fornece um esquema / modelo assessment da capacidade do processo de atingir de forma consistente os seus objetivos atuais e futuros.

Como benefícios realçam-se:

  • Constitui uma ferramenta de auto avaliação
  • Permite a avaliação da capacidade dos processos e definição de planos de melhoria
  • É aplicável a qualquer tipo / dimensão de organizações

 

 Em resumo:

  • A norma ISO IEC 30105 é uma ótima ferramenta de trabalho para as empresas de outsourcing de resposta aos desafios e requisitos da indústria BPO (Business Process Outsourcing).
  • A norma ISO IEC 30105 não é uma norma de requisitos certificável, mas permite a implementação de um modelo de processos de referência e o seu assessment para determinar níveis de maturidade e desempenhos crescentes.
  • A Comissão técnica da ISO Internacional responsável pela Norma ISO IEC 30105 e a ISO/IEC JTC 1/SC 40.

 

Sónia Vieira

Diretora QualiWork

Janeiro 2017



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