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fevereiro de 2014 | nº27
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A IMPORTÂNCIA DO SOCIAL MEDIA NA COMUNICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Nos dias de hoje, pensar comunicar sem recorrer ao social media é como querer navegar num rio sem caudal. A comunicação das universidades, não é exceção. Pelo target a que se dirigem, as instituições de ensino superior têm nas redes socias o veículo certo para, com orçamentos relativamente baixos, quando comparados com outro tipo de investimento em publicidade, poderem comunicar os seus produtos de formação de uma forma bastante eficaz.

No entanto, a utilização das redes sociais, pelas faculdades, não se prende apenas com vendas. Recorre-se de uma forma sistemática a este tipo de tecnologias de informação também com o objetivo de criar junto do público-alvo (interno e externo) a identidade institucional das organizações garantindo assim uma imagem sólida com possibilidade de afirmação neste mercado tão concorrencial.

Se começarmos pelo princípio e pensarmos o que torna tão populares as redes sociais, poderemos facilmente apontar algumas razões: oportunidade de conhecer outras pessoas e aumentar naturalmente o network, facilidade de utilização das mesmas por não serem pagas, possibilidade do utilizador se juntar facilmente a grupos com interesses comuns onde lhe é permitido recolher informação mas também gerar conteúdos, ajudar a aproximar empresas de consumidores, pela possibilidade de utilização de ferramentas que permitem filtrar o público-alvo por tipo de interesses, locais visitados, hobbies, etc.

Na nossa área de negócio em particular, também devido à faixa etária a que se dirige a maior parte da nossa comunicação, o social media tem assumido uma importância cada vez maior. A velocidade alucinante de informação e acontecimentos obrigam as equipas de Marketing responsáveis pela gestão de conteúdos a colocar nas redes sociais, a fazer inputs diários de eventos, notícias, vídeos, concursos, acontecimentos e outro tipo de desafios no sentido de manter o engagement com o cliente (interno e externo). Esta atualização, permite, por um lado que a informação oficial fique disponível ao público externo que nos visita (potenciais alunos, empresas, etc.) e por outro lado, fomentar que o público interno (alunos, professores e funcionários) nos visite promovendo também o espírito corporate.

O ISEG, em particular o seu Facebook, pela atividade e interesse dos conteúdos publicados, tem-se destacado entre as redes de outras universidades, quer pelo aumento do nº de likes na página (cerca de 200 novos likes por mês) quer pelos likes e partilhas das publicações colocadas diariamente. A equipa dinamiza ainda, para além do nosso website onde o visitante tem acesso a toda a informação sobre, cursos, procedimentos, serviços de secretaria, todos os eventos e notícias da escola, uma página institucional de Linkedin e um canal de youtube que queremos desenvolver mais no curto prazo.

Em suma, acreditamos que o “segredo” para o sucesso em termos de comunicação está em combinarmos uma vertente mais tradicional (brochuras, imprensas, participação em eventos e feiras) com os canais de Social Media e campanhas online para promover institucionalmente a escola, os seus produtos e as pessoas que formamos no sentido de lhes garantir boas colocações no mercado de trabalho. 

Helena Laymé
Marketing
ISEG – Lisboa School of Economics & Management
Universidade de Lisboa
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(+351) 962 727 273



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