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Competividade e Qualidade – um desafio para as Instituições de Ensino Superior
As Instituições de Ensino Superior encontram-se, hoje mais do que em algum momento da sua história, perante um enorme desafio: como garantir a sua sobrevivência a longo prazo num ambiente académico, empresarial e sócio-económico cada vez mais competitivo?
Neste panorama é notória a cada vez maior e mais feroz competição pelos melhores recursos, o aumento dos padrões de exigência pelos clientes e um evidente aumento das pressões pela demonstração da qualidade nos serviços prestados.
Como qualquer outra organização, as Instituições de Ensino Superior têm por orientação principal a prossecução de objectivos e metas que lhes permitam satisfazer as necessidades e expectativas dos seus clientes, bem como garantir um ambiente de trabalho adequado a todos os colaboradores.
No entanto, as Instituições de Ensino Superior, em virtude do seu carácter interdisciplinar, interagem com um maior número de segmentos da sociedade do que qualquer outra organização isoladamente. São ainda instituições de carácter multidimensional, ou seja, envolvem um conjunto vasto de funções, competências e actividades: ensino e programas lectivos, investigação e carreira docente, recursos humanos, estudantes, infraestruturas e meio académico.
Os desafios que lhes são impostos actualmente são simultaneamente de gestão e de construção e garantia da qualidade em cenários altamente dinâmicos e competitivos.
As expectativas da comunidade em relação à qualidade dos serviços prestados pelas Instituições de Ensino Superior são cada vez mais elevadas e o recurso a mecanismos de gestão assentes na melhoria contínua torna-se indispensável para alcançar e assegurar a excelência exigida no desempenho científico, económico e social que todos esperam. Acresce ainda que estas Instituições, ao servirem o mundo empresarial e do trabalho, o mundo científico e o mundo académico, têm na qualidade que são capazes de evidenciar a sua maior expressão do respeito pela comunidade onde se inserem e servem.
Perante estes desafios, a implementação e certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade suficientemente robustos assume particular relevo nas Instituições de Ensino Superior – a ênfase na gestão de processos revela-se um instrumento eficaz para assegurar a indispensável competitividade.
O estabelecimento de políticas e objectivos e a concretização dos mesmos através de processos coordenados para dirigir e controlar a organização, no que respeita à qualidade, torna-se num extraordinário mecanismo para orientar a Instituição a alcançar os resultados propostos, previamente identificados e definidos nos objectivos da qualidade, tendo em vista satisfazer, plenamente e da forma mais adequada, as necessidades e expectativas do universo de clientes (alunos, docentes, colaboradores e stakeholders em geral).
A implementação de um sistema de gestão de qualidade revela-se ainda um importante apoio para aumentar a confiança nos serviços da Instituição ao mesmo tempo que contribui para reforçar a imagem, a eficácia e a organização interna da mesma.
A implementação e certificação de sistemas de gestão de qualidade com base na norma ISO:9001 não tem sido consensual nas Instituições de Ensino Superior, no entanto, as experiências têm vindo a demonstrar um impacto muito positivo através do contributo não apenas para a melhoria da qualidade interna, nas suas diversas e multidisciplinares vertentes, como também para a focalização nos seus clientes, assegurando a qualidade dos serviços prestados, a forma como os recursos humanos se organizam em torno do trabalho e a racionalização de recursos.
A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias encontra-se em fase de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade com base na norma ISO 9001:2008.
Nesta fase, a implementação do sistema tem por âmbito os Serviços Académicos e os Serviços Financeiros. Contamos que a implementação do Sistema venha a permitir o reforço e aprofundamento de uma cultura institucional baseada em valores e critérios de Qualidade e que nos ajudará a construir uma organização mais eficiente, mais exigente, com múltiplos benefícios para os nossos alunos, para todos os que colaboram com a Instituição e para a comunidade em geral.
Esperamos assim, de forma mais competitiva e com evidências de qualidade, seguir RUMO AO FUTURO!
Célia Gonçalves Pires
Directora do Serviço de Gestão de Qualidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias