< voltar
Segurança e Sustentabilidade

O tema da segurança e a sua associação à Sustentabilidade parece numa primeira abordagem forçado, ou “demasiado humanista”, contudo a mudança/evolução dos processos produtivos, na sofisticação dos serviços obriga a que a competência dos colaboradores da empresa seja o activo mais irreproduzível da organização. Aliás, o conhecimento é considerado por Porter (1998), como a única vantagem a oferecer diferenciação para uma competição sustentável. Ou seja, as empresas devem promover a criação do conhecimento e as melhores práticas, na transferência das competências, para toda a organização como objectivo de aprimorar os seus negócios.
Desta forma, estratégias de sustentáveis, passarão obrigatoriamente pela saúde e segurança dos colaboradores da organização.
E especialização, a experiência e organização e distribuição do trabalho de entre os vários elementos de uma equipa, a que nível for de uma organização, leva a que qualquer alteração de um elemento provoque percas de produtividade, para além de eventuais percas de conhecimento e/ou relacionamentos que podem determinar o sucesso ou insucesso de um projecto, de uma estratégia ou de um mercado.
A capacidade de sucesso, não é dada pela soma das capacidades individuais de cada profissional, mas sim pela capacidade potencial conjunta, tendo em conta as sinergias, as inércias e a capacidade de organização e liderança, razão pela qual o papel das lideranças é tão importante no nível de desempenho das suas equipas.

Diz-se que uma imagem, vale mais do que mil palavras e penso que com esta figura se ilustra o impacto que uma correcta gestão da higiene e segurança no trabalho (HST) produzirá um melhor desempenho ao nível de HST e este aspecto terá um impacto directo no desempenho da organização.
Conclui-se que a melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho é importante não só por razões humanas, para reduzir o sofrimento e as doenças dos trabalhadores, mas também porque assegura, no longo prazo, o êxito e a sustentabilidade das empresas e a prosperidade das economias.
A OHSAS 18001 são um útil instrumento que permitem às organizações implementar e certificarem o seu sistema de gestão de Higiene e Segurança no Trabalho que permitirá alcançar níveis de desempenho superiores, garantindo uma competitividade imprescindível hoje em dia.
Ricardo Lopes Ferro
Director
Bureau Veritas
