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novembro de 2015 | nº29
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Versão 2015 da Norma NP EN ISO 9001
 

Após alguns anos de estabilidade, a NP EN ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos foi revista de forma major, com a intervenção, as criticas e o contributo de diversos sectores e absorvendo variados pontos de vista mundiais.

Uma revisão desta dimensão e com o impacto que tem, não nos esqueçamos que a norma 9001 tem mais de 1 milhão de empresas certificadas a nível mundial (ver gráficos – fonte www.iso.org), obteve em muitos aspetos vozes contrárias. E como em todas as mudanças há os resistentes e os aventureiros, os apoiantes e os opositores.

Mas queiramos quer não a NP EN ISO 9001:2015 Chegou.

A Norma NP EN ISO 9001:2015 foi homologada a 13 de Outubro de 2015, encontrando-se disponível para aquisição pelos utilizadores no Instituto Português da Qualidade. 

 

a)      SOBRE A NOVA VERSÃO DA 9001

 

Começo por relembrar que o Sistema de Gestão da Qualidade é seu, seu enquanto Administrador/Gerente, Gestor de Processo e Colaborador, sempre assim foi e sempre assim será. Ele deve refletir o ADN da Organização, a sua história e missão, visão e objetivos, dificuldades e bandeiras. Não deve ser construído porque o “consultor achou bem” nem porque o “auditor vai querer ver” mas porque a Organização, conscientemente, escolheu a sua interpretação das orientações “bom senso” que a 9001 descreve e porque definiu qual o desempenho que pretende atingir.

É também por isto que a 9001 inicia com a frase “A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica de uma organização que pode ajudar o seu desempenho global e proporcionar uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável”.

 

E fundamentando que tudo mudou mas nada mudou:

 

b)      PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE:

 

c)       ABORDAGEM POR PROCESSOS

 

Naturalmente, a abordagem por processos é a metodologia fomentada para desenvolver, implementar e melhorar a eficácia do SGQ, visando a satisfação dos requisitos do Cliente e consequentemente o aumento da sua satisfação.

Mantem-se a necessidade de identificar, compreender e controlar os processos e as suas interações seguindo e obtendo a estratégia e resultados pretendidos.

Apresenta-se uma proposta de representação esquemática dos elementos de um processo simples retirado da própria ISO 9001:2015:

Os processos e o sistema podem ser geridos usando o ciclo PDCA em particular e no seu todo.

A Norma agrupa as suas seções no próprio ciclo da seguinte forma:

 

O conceito que mais celeuma causa é o “pensamento baseado em risco”, não só por forçar o evoluir das Organizações para a noção de risco (já antes existente com as ações preventivas) mas também pela própria palavra pensamento (O que eu penso que é pode não ser o que tu pensas que é).

O que se pretende é que a Organização, atendendo ao seu contexto, às suas partes interessadas e aos seus processos decida qual a melhor forma tratar a gestão do risco: que pode passar por aplicar a ISO 31000 ou nem documentar o seu processo de gestão do risco positivo/negativo.

 

d)      SECÇÕES DA NP EN ISO 9001:2015


e)      ALGUMAS DICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA VERSÃO 2015

 

  • Determinar questões internas e externas que possam condicionar o SGQ e os resultados (4.1)
  • Determinar as partes interessadas e os seus requisitos relevantes (4.2)
  • Determinar o âmbito do SGQ (informação documentada) (4.3). A norma não refere o termo exclusões mas sim aplicabilidade (a incluir no âmbito)
  • Determinar os processos necessários (incluindo 4.4.1 f tratar riscos e oportunidades determinadas) e manter informação documentada, na medida necessária (4.4.1)
  • Reforçar as atribuições da gestão de topo no SGQ (5.1). Alterado a terminologia de Responsabilidade da gestão para Liderança
  • Pensar na forma de abordar na Organização o pensamento de risco (6.1)
  • Avaliar se o planeamento dos objetivos responde aos itens: O quê, quais os recursos, quem, quando e como (6.2)
  • Rever as práticas de gestão das alterações (6.3)
  • Uma curiosidade, nesta versão da norma usa-se o termo Pessoas e não Recursos humanos (7.1.2)
  • Procurar aumentar a abrangência do ambiente (anteriormente designado de trabalho), exemplificando fatores sociais e fatores psicológicos (entre outros, não descriminação, redução de stress) (7.1.4)
  • Introduzir o termo Conhecimento Organizacional, para que haja práticas de salvaguarda da propriedade intelectual e crescimento do mesmo (benchmarking, lessons learned, conferências, tendências, meio académico) (7.1.6)
  • Determinar o que comunicar interna e externamente (o quê, quando, a quem, como e quem) (7.4)
  • Reanalisar a metodologia de controlo de documentos e registos à luz do novo requisito Informação documentada. Este requisito foi reescrito de uma forma muito mais entendível e adequada à realidade de qualquer organização (7.5). Quando aparecer apenas informação quer dizer que não é obrigatório que seja documentada
  • Inclusão do termo Serviços. Para garantir que todas as organizações se sintam confortáveis com os termos da norma e em simultâneo que não se “esqueçam” que serviço e produto são similares, apenas diferindo na sua tangibilidade (8.2)
  • Incluir formas de comunicar com o Cliente relativas a contingência (8.2.1)
  • Alterar o termo Conceção para Design, pois a Comissão Técnica depreende que seja melhor entendido por todos (8.3)
  • Rever o processo de compra pois detalha claramente quais as informações a transmitir a fornecedores externos (8.4.3). O processo subcontratado será gerido na totalidade pelo requisito das compras (8.4)
  • Responsabilizar ou clarificar internamente quem é responsável pela propriedade do fornecedor externo. Na versão 2008 apenas aparecia Propriedade doCliente (8.5.3)
  • Alargar abrangência de Controlo do produto não conforme para Controlo de saídas não conformes. Clarificar qual a informação documentada a reter (8.7)
  • Relativamente a satisfação dos Clientes fala-se em satisfazer as necessidades e expectativas e não requisitos (9.1.2)
  • Incluir como objetivo da revisão pela gestão garantir que o SGQ se mantem alinhado com a orientação estratégica. Prever a reanálise do contexto da organização e riscos na revisão (9.3)
  • Adotar as principais alterações de nomenclatura (ver tabela abaixo parte integrante da ISO 9001:2015)

 

 

f)      TRANSIÇÃO / NOVAS CERTIFICAÇÕES

 

Durante os 3 anos seguintes à publicação da Norma NP EN ISO 9001:2015 coexistirão as certificações versão 2008 e versão 2015. Ou seja a partir de Setembro-2018 os certificados da versão 2008 não serão mais válidos. A partir de Março-2017 deixam de ser aceites novas certificações segundo a ISO 9001:2008.

 

g)      Formação Qualiwork

 

A próxima sessão de formação pela Qualiwork sobre a nova NP EN ISO 9001:2015 será a 2 de Dezembro de 2015 em Lisboa.

 

À semelhança de outros momentos de transição, V2000 e V2008, a Qualiwork estará disponível para contribuir de forma proactiva e dedicada para o desenho de um sistema de gestão da qualidade coerente com a visão e a cultura, e agora mais do que nunca, com o negócio de cada uma das Organizações nossas Clientes.

 

Contem connosco também para a V2015 da ISO 9001.

 

Sónia Painhas

Diretora Técnica Qualiwork

Novembro-2015

 

O presente documento constitui um resumo e interpretação livre por parte da Qualiwork não dispensando nem substituindo a leitura e interpretação da Norma publicada por parte da Organização afetada.

 

BIBLIOGRAFIA

 

Matriz de correlação (in TC176 da www.iso.org)

ISO 9001:2015

ISO 9001:2008

1                  Scope

1         Scope

1.1      General

4         Context of the organization

4         Quality management system

4.1      Understanding the organization and its context

4         Quality management system

5.6     Management review  

4.2      Understanding the needs and expectations of interested parties

4         Quality management system

5.6     Management review

4.3      Determining the scope of the quality management system

1.2      Application 

4.2.2  Quality manual 

4.4      Quality management system and its  processes

4         Quality management system

4.1      General requirements 

5          Leadership

5         Management responsibility

5.1      Leadership and commitment

5.1      Management commitment

5.1.1  General

5.1      Management commitment

5.1.2  Customer focus

5.2      Customer focus

5.2      Policy

5.3      Quality policy

5.2.1  Establishing the Quality Policy

5.3      Quality policy

5.2.2  Communicating the Quality Policy

5.3      Quality policy

5.3      Organizational roles, responsibilities and  authorities

5.5.1  Responsibility and authority

5.5.2  Management representative

5.4.2  Quality management system planning

6         Planning

5.4.2  Quality management system planning

6.1      Actions to address risks and opportunities

5.4.2  Quality management system planning

8.5.3  Preventive action

6.2      Quality objectives and planning to achieve them

5.4.1  Quality objectives

6.3      Planning of changes

5.4.2  Quality management system planning

7         Support

6         Resource management

7.1      Resources

6         Resource management

7.1.1  General

6.1      Provision of resources

7.1.2  People

6.1      Provision of resources

7.1.3  Infrastructure

6.3      Infrastructure

7.1.4  Environment for the operation of processes

6.4      Work environment

7.1.5  Monitoring and measuring resources

7.6      Control of monitoring and measuring equipment

7.1.5.1  General

7.6      Control of monitoring and measuring equipment 

7.1.5.2  Measurement traceability

7.6      Control of monitoring and measuring equipment 

7.1.6  Organizational knowledge

No equivalent clause

7.2      Competence

6.2.1  General

6.2.2  Competence, training and awareness

7.3      Awareness

6.2.2  Competence, training and awareness

7.4      Communication

5.5.3  Internal communication

7.5      Documented information

4.2     Documentation requirements

7.5.1  General

4.2.1  General

7.5.2  Creating and updating

4.2.3  Control of documents

4.2.4  Control of records

7.5.3  Control of documented Information

4.2.3  Control of documents

4.2.4  Control of records

8         Operation

7         Product realization 

8.1      Operational planning and control

7.1      Planning of product realization

8.2     Requirements for products and services

7.2      Customer-related processes 

8.2.1  Customer communication

7.2.3  Customer communication

8.2.2  Determination of requirements for products and services

7.2.1  Determination of requirements related to the product

8.2.3  Review of the requirements for products and services

7.2.2  Review of requirements related to the product

8.2.4  Changes to requirements for products and services

7.2.2  Review of requirements related to the product

8.3      Design and development of products and services

7.3Design and development

8.3.1  General

7.3.1  Design and development planning

8.3.2  Design and development planning

7.3.1  Design and development planning

8.3.3  Design and development inputs

7.3.2  Design and development inputs

8.3.4  Design and development controls

7.3.4  Design and development review

7.3.5  Design and development verification

7.3.6  Design and development validation

8.3.5  Design and development outputs

7.3.3  Design and development outputs

8.3.6  Design and development changes

7.3.7  Control of design and development changes

8.4      Control of externally provided processes, products and services

7.4.1  Purchasing process

8.4.1  General

4.1     General requirements

7.4.1  Purchasing process

8.4.2  Type and extent of control

7.4.1  Purchasing process

7.4.3  Verification of purchased product

8.4.3  Information for external providers

7.4.2  Purchasing information

7.4.3  Verification of purchased product

8.5      Production and service provision

7.5      Production and service provision

8.5.1  Control of production and service provision

7.5.1  Control of production and service provision

7.5.2  Validation of processes for production and service provision

8.5.2  Identification and traceability

7.5.3  Identification and traceability

8.5.3  Property belonging to customers or external providers

7.5.4  Customer property

8.5.4  Preservation

7.5.5  Preservation of product

8.5.5  Post-delivery activities

7.5.1  Control of production and service provision

8.5.6  Control of changes

7.3.7  Control of Design and Development Changes

8.6      Release of products and services

7.4.3  Verification of purchased product

8.2.4  Monitoring and measurement of product

8.7      Control of nonconforming outputs

8.3     Control of nonconforming product

9         Performance evaluation

8        Measurement, analysis and  improvement

9.1      Monitoring, measurement, analysis and evaluation

8       Measurement, analysis and   improvement

9.1.1  General

8.1      General

8.2.3  Monitoring and Measurement  Processes

9.1.2  Customer satisfaction

8.2.1  Customer satisfaction

9.1.3  Analysis and evaluation

8.4      Analysis of data

9.2      Internal audit

8.2.2  Internal audit

9.3      Management review

5.6     Management review

9.3.1  General

5.6.1 General

9.3.2  Management review input

5.6.2 Review input

9.3.3  Management review output

5.6.3 Review output

10       Improvement

8.5             Improvement

10.1   General

8.5.1 Continual improvement

10.2   Nonconformity and corrective action

8.3     Control of nonconforming product

8.5.2  Corrective action

10.3   Continual Improvement

8.5.1   Continual improvement

8.5.3   Preventive action



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