< voltar

Chegou a nova ISO 9001:2015, desafios novos chegaram também
A nova ISO 9001: 2015 tem como objetivo:
- Fornecer um enquadramento estável dos requisitos para os próximos dez anos.
- Contemplar as recentes alterações da prática da gestão da qualidade, da tecnologia e do ambiente de trabalho, cada vez mais complexo e dinâmico, por forma a enquadrar a sua relevância prática.
- Ser suficientemente genérica, continuando ainda a ser relevante para todos os tipos e dimensões de organização, independentemente do tipo de indústria ou setor.
- Manter o foco presente numa gestão eficaz dos processos.
- Aplica-se a uma "estrutura de nível superior" (com uniformidade de textos e definições de base), para garantir a compatibilidade estrutural com outras normas de gestão, tais como ISO 14001, para a gestão ambiental, e a ISO 50001, para a gestão da energia e a OHSAS 18001 para a higiene e segurança no trabalho.
- Simplificar a implementação nas organizações e a avaliação da conformidade.
- Simplificar o texto dos requisitos para garantir uma compreensão idêntica e interpretações uniformes.
A nova versão da norma ISO 9001:2015 foi publicada a 15 de setembro de 2015, sem alterações de maior como se esperava no que concerne ao FDIS de julho de 2015. Agora é tempo de os organismos de certificação preparem as extensões das suas acreditações junto dos organismos de certificação para poderem começar a emitir certificados de acordo com a atual versão da norma e poderem também assegurar as transições para as empresas já certificadas de acordo com a versão de 2008. Ao contrário do que aconteceu com a versão de 2008, para as empresas já certificadas, a transição terá necessidade de extensão de tempo de auditoria in-situ. Contudo, aguarda-se ainda, por parte dos acreditadores, a definição das regras para aplicação dos tempos necessários para cada tipologia de organização que pretenda fazer a sua transição.
Para as organizações já certificadas, aplicam-se agora as seguintes disposições transitórias:
- O período de transição é de três anos, definido a partir da data de publicação da ISO 9001:2015. Após esses três anos, todos os certificados acreditados segundo a versão de 2008, tornar-se-ão inválidos.
- A partir de setembro de 2017, uma certificação inicial só será possível segundo a nova versão.
- Os certificados, segundo a versão de 2015, apenas podem ser emitidos após a realização de uma auditoria e ao posterior reconhecimento da acreditação do organismo de certificação para esta versão da norma.
Assim sendo, para as organizações que desejam preparar-se para a nova versão da ISO 9001 devem preparar a sua transição da seguinte forma:
- Identificar e diagnosticar as lacunas para o cumprimento dos requisitos da nova norma. Poderá no nosso site fazer a sua “Rápida Avaliação Online – ISO 9001:2015”, através do seguinte link:
http://www.tuv.com/pt/portugal/servicos/gestao_sistemas/qualidade/iso_9001_pt/iso-9001-2015-revisao.html
- Definir um plano de ação para a implementação das acções e para corrigir lacunas identificadas.
- Certificar-se que a formação e consciencialização existentes são adequadas para todas as partes que influenciam ou podem influenciar a realização das operações.
- Informar, sensibilizar e formar em tempo útil todos os participantes no processo de gestão da qualidade, da revisão ISO 9001, das mudanças e impactos necessários.
- Atualizar o seu sistema de gestão da qualidade de forma a responder aos requisitos adicionais ou alterados da nova norma e para assegurar o desempenho adequado do sistema.
A ISO 9002, que irá ser publicada brevemente, poderá tornar-se um bom guia para a implementação da ISO 9001:2015. Este guia pretende ser genérico mas com exemplos concretos que ilustram como a nova ISO 9001 se deve aplicar convenientemente.
Quem somos?
A TUV Rheinland Portugal é uma multinacional de origem alemã, líder na prestação de serviços de inspeção e certificação.
Com mais de 19.000 colaboradores em mais de 65 países, o Grupo gerou um voluma de vendas em 2014 superior a 1.73 biliões de euros, contribuindo para tal todas as empresas a nível mundial que integram o Grupo.
Em Portugal, somos entidade Inspetora e Organismo acreditado para Certificar Empresas, Produtos e Pessoas em diversos referenciais normativos.
Business Stream Manager - Systems
António Silva
