logo_qualiwork logo_apcer Consultoria e Formação na área da Qualidade, Ambiente, HACCP e Segurança
newsletter 07 | Março 2007 Tema em destaque: Assistência Técnica SAMSUNG  

 

APCER - A Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade

Mais do que uma estratégia de visibilidade, a Certificação é uma questão de visão estratégica.

 

A certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade

Nos últimos anos a Gestão da Qualidade tem sido o verdadeiro motor da melhoria da competitividade das nossas Empresas, em parte conseguida através da aplicação de Sistemas de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2000 e da sua posterior Certificação.
Prova é o número de empresas certificadas, que era em 1990 de 12 e que no primeiro trimestre de 2006 era já de 6220, de acordo com norma para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

A certificação constitui um reconhecimento formal de um sistema, processo ou serviço/produto está em conformidade com requisitos especificados. Este reconhecimento é atribuído por Entidades independentes e reconhecidas pelos Organismos reguladores, através da prática de Auditorias. Para obter a certificação é necessário e implementar sistemas, tendo como base as normas de referência.

Os Sistemas de Gestão da Qualidade são aplicáveis a qualquer área de negócio, embora historicamente, as empresas industriais tenham aderido primeiro ás metodologias de aplicação de sistemas de garantia da qualidade. No entanto, as sucessivas revisões normativas do referencial 9000, reforçaram a adequação e a adesão por parte de empresas prestadoras de serviços, como é o caso da actividade de assistência técnica a equipamentos eléctricos e electrónicos.

Actualmente, a aplicação de Sistemas de Qualidade é uma realidade em empresas de qualquer dimensão, incluindo até as microempresas, pois permite aos empresários, tomar decisões baseadas em dados objectivos, fomentar o trabalho em equipa, através do incremento da motivação dos colaboradores, tendo com objectivo a satisfação dos clientes e o controlo do cumprimento de requisitos legais ou estatuários aplicáveis ao produto/serviço prestado.

Um Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta de gestão da empresa, transversal, universalmente reconhecida, em que um dos factores críticos de sucesso é o empenhamento da Gestão de Topo na tomada de decisão para a implementação e certificação dos sistemas de gestão, como um dos elementos de cultura empresarial e da sua permanência num mercado reconhecidamente cada vez mais competitivo.

A adopção de Sistemas de Gestão da Qualidade não é, hoje em dia, um processo documental, que conduz á burocratização das tarefas, mas sim uma oportunidade para a aplicação de metodologias baseadas nas melhoras praticas, com a detecção de etapas em que empresas podem melhorar a sua prestação e com a redução de serviços que conduzem à não qualidade (como por exemplo as reclamações e o incumprimento de prazos de entrega).


A Certificação como vantagem competitiva

Os benefícios da Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, para a prestação de serviços são imediatos, uma vez que a componente intangível do serviço é mensurada a cada etapa da prestação do mesmo e as escolhas do cliente são favorecidas pelas primeiras impressões e pela forma como a prestação é conduzida.

A implementação e a respectiva certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade, deve fomentar uma cultura de melhoria contínua nas organizações, pelo que são genericamente reconhecidos benefícios a dois níveis:

Num primeiro nível, do ponto de vista interno, verifica-se uma definição de responsabilidades e de autoridades, que permite a definição clara dos fluxos do serviço; a definição de objectivos ambiciosos e concretizáveis e o consequente controlo e monitorização dos processos, que conduz após uma análise dos dados obtidos, ao ajustamento das práticas da empresa e à antecipação das necessidades do mercado.

A um seguindo nível - do ponto de vista externo, nas actividades de prestação de serviços, onde se insere a Assistência Técnica de Equipamentos, reconhecem-se como benefícios, o levantamento efectivo das necessidades e expectativas dos clientes e a sua concretização, o cumprimento dos prazos de entrega, a gestão das reclamações, num percurso conducente á sua mitigação e uma melhoria global da prestação, com um reforço efectivo da praticas de atendimento.

É neste contexto de confiança e valor acrescentado, traduzidos numa efectiva vantagem competitiva que a APCER – Associação Portuguesa de Certificação, iniciou a sua actividade em 1996, tendo como missão prestar aos seus clientes, serviços de certificação, que representem para estes uma estratégia empresarial para a manutenção e crescimento da sua quota nos mercados do futuro.

A APCER, entidade Portuguesa e líder de mercado, que conhece bem a realidade do nosso país, procurará estar à altura do desafio, continuando a trabalhar para merecer ser a referência de idoneidade e liderança com que o mercado nos tem premiado. A nossa própria credibilidade é assegurada por rigorosos processos de acreditação emanados quer do Instituto Português de Qualidade, quer da ENAC – Entidade Nacional de Acreditação Espanhola.

Paralelamente, a APCER é a única entidade nacional representada na IQNet – The International Certification Network, uma rede internacional de entidades certificadoras que conta, actualmente, com 38 parceiros de todo o mundo. A nossa integração nesta rede assegura aos nossos Clientes imediato reconhecimento internacional.

Para mais informações sobre o processo de certificação, consulte www.apcer.pt ou 213616430.

 

Rita Cunha-Porto – Gestora Comercial e
Hélder Estradas – Coordenador Sénior da Direcção comercial e de Gestão de clientes


Voltar à página principal da Newsletter 07 Topo

Subscrição por email

Cancelar a subscrição

Arquivo de Newsletters

@ Copyright: QualiWork