Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho

Na semana de 19 a 23 de outubro, no âmbito das comemorações da Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) lança a sua campanha para os anos 2020-2022. Intitulada “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis: Aliviar a carga”, esta campanha tem como objetivo alertar para a problemáticas das lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT).

 

O que são as LMERT?

As LMERT são alterações nas estruturas corporais que têm como origem ou foram agravadas devido às atividades laborais e/ou aos efeitos do ambiente em que estas atividades são realizadas.

Estas lesões podem afetar várias partes do corpo, nomeadamente: pescoço; ombros; cotovelos; pulsos/mãos; costas; joelhos e tornozelos/pés.

 

Porquê são importantes e como prevenir?

De acordo com a EU-OSHA, as LMERT são o dano na saúde resultante do trabalho mais frequente na Europa, sendo essencial apostar na sua prevenção.

No filme “Aliviar a carga”, o Napo chama-nos à atenção para alguns dos fatores associados às LMERT e da sua prevenção: https://healthy-workplaces.eu/pt/tools-and-publications/napo-films

Caso queira conhecer mais sobre a Campanha 2020-2022 e a LMERT, pode encontrar mais informação no site da EU-OSHA: https://healthy-workplaces.eu/pt/get-involved/european-week

Related Post

Norma 4457:2021

Foi publicada pelo IPQ no passado dia 15/12/2021 a nova versão da nor