A norma NP EN ISO 9001:2015 Qualidade, foi publicada a 15 de setembro de 2015 e o período de transição dos Sistemas de Gestão da Qualidade acabará em 15 de setembro 2018!
1. ALTERAÇÕES VERSÃO 2015
Tudo muda! Nada muda!
A essência da Norma mantém-se:
- Fornecer produtos e serviços que satisfaçam tanto os requisitos dos Clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis
- Aumentar a satisfação do Cliente, ao gerir um sistema de forma eficaz e aplicar processos que o permitam melhorar
- Ao qual se acrescenta atingir os Resultados pretendidos
O caminho deve ser:
- Saber satisfazer: Foco no Cliente destinatário
- Saber fazer: Abordagem por processos e gestão do conhecimento organizacional
- Saber melhorar: Metodologia PDCA e gestão de riscos e oportunidades
- Ao qual se acrescenta o Saber prever: Pensamento baseado no risco e oportunidades
Mas agora, todo o sistema e o sucesso do mesmo, deverá ser julgado pelo fornecimento de “produtos/serviços que cumpram os requisitos” e pelos “resultados” obtidos e “não unicamente pelos processos e atividades” definidos.
Os sistemas de gestão atualmente certificados têm que ser totalmente revistos à luz do espirito da versão 2015:
- Convite à organização para que efetue uma autoanálise, avaliando de forma clara o seu contexto externo e interno, fatores positivos ou negativos
- Necessidade de identificação das partes interessadas relevantes, seus requisitos e necessidades
- Construção do âmbito e das fronteiras do sistema de gestão tendo em consideração os aspetos anteriores, os produtos e os serviços prestados
- Introduz o conceito de liderança, reforçando a importância e necessidade da gestão de topo ser o motor e responsável pelo sistema de gestão da qualidade
- Desafia a organização a contribuir com iniciativas para o Desenvolvimento sustentável
- Como consequência do ponto anterior a estratégia do negócio e a estratégia da qualidade têm que caminhar lado a lado, partilhando o objetivo do foco nos resultados (output matters)
- Procura enraizar nas organizações o pensamento baseado em riscos e oportunidades,
direcionando a que este conceito seja uma constante em todas as atividades, desde a fase de identificação das partes interessadas relevantes, no traçar dos objetivos passando pelo desenho dos processos e imbuído nas tarefas operacionais do dia-a-dia
- Reconhecimento de que o conhecimento é a essência de uma organização, trazendo para discussão a forma de o adquirir, reter e difundir internamente
- Reconhecimento do valor da informação documentada
- Simplificação da linguagem de forma a contribuir para uma interpretação simples e consistente entre os vários intervenientes
- Adoção de uma estrutura comum às várias normas (estrutura de alto nível – anexo SL), como por exemplo a ISO 14001:2015, permitindo assim a integração mais facilitada dos sistemas.
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2. CICLO DE TRANSIÇÃO
O Plano de Transição definido é de 3 anos e termina em 15 de Setembro de 2018. Durante os 3 anos seguintes à publicação da norma coexistirão as certificações versão 2008 e versão 2015.
Uma auditoria de transição tem uma envolvência e duração similar a uma auditoria de renovação.
É extremamente vantajoso planear, conjuntamente com a entidade certificadora, a transição do seu sistema de gestão da qualidade (SGQ) de forma a coincidir sempre que possível com a auditoria de renovação.
3. SERVIÇO DA QUALIWORK: TRANSIÇÃO V2015
A Qualiwork desenvolveu um serviço que inclui os seguintes passos:
- Passo 1: Formação sobre a ISO 9001:2015
- Passo 2: Acordo sobre a data de certificação com a entidade certificadora
- Passo 3: Plano de Mudança, com as várias fases necessárias, prazos e recursos necessários
- Passo 4: Atualização do SGQ de forma a dar resposta aos novos requisitos e estratégia da liderança e sua aplicação
- Passo 5: Auditoria interna de avaliação da conformidade ao novo referencial V2015
- Passo 6: Revisão pela Gestão e ações de melhoria necessárias
- Passo 7: Acolhimento da auditoria externa de transição de mente aberta.
É o início de uma nova etapa!
Para além da certificação ISO 9001:2015 do SGQ da QualiWork apoiámos já, com sucesso, 11 certificações/transições de Clientes de acordo com a norma ISO 9001:2015.
À semelhança de outros momentos, V2000 e V2008, a Qualiwork estará disponível para contribuir de forma proactiva e dedicada para o desenho de um sistema de gestão da qualidade coerente com a missão, visão e a cultura organizacional.
Contem connosco também para a V2015 da ISO 9001.
Consulte a QualiWork para obter mais informação!
Patrícia Paulo
Diretora QualiWork
Outubro 2017
SERVIÇOS QUALIWORK
A QualiWork é uma empresa de consultoria e formação, sendo, desde 2004, certificada pela NP EN ISO 9001. Efetuou a transição do seu Sistema de Gestão da Qualidade para a ISO 9001:2015 em Abril 2016 no âmbito de:
- Prestação de serviços de Consultoria, Formação e Auditoria no âmbito de normas de referência nacionais e internacionais a Entidades Públicas e Privadas (Qualidade, ISO 20000 IT Service Management, Segurança da Informação, Cadeia de Responsabilidade Florestal FSC ® e PEFC ®, Ambiente, Investigação, Desenvolvimento e Inovação IDI, Segurança no Trabalho, Segurança Alimentar, Gestão da Formação DGERT, entre outros)
- Consultoria em mapeamento de processos
É, desde Abril 2009, uma Entidade Formadora certificada pela DGERT, o que permite aos seus clientes usufruir de diversas vantagens, sendo a mais notória o facto das formações frequentadas serem isentas de IVA e os certificados emitidos aos formandos estarem enquadrado nesta certificação.
Para informação mais detalhada sobre estes serviços deverá entrar em contacto com:
pedro.santana@qualiwork.pt 917843174 – sonia.vieira@qualiwork.pt 917842136