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IPL Certificado pela Norma ISO 9001 QUALIDADE
A Certificação de uma Organização, constituindo um sucesso assinalável, exige a criação e implementação do seu Sistema de Gestão da Qualidade e a verificação por uma entidade independente, credível e representativa do sociedade, que atesta, pública e oficialmente, a conformidade deste Sistema aos requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000 “Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos”. Assim, a marca de “Organização de Qualidade” tem um carácter objectivo e institucional o que, valorizando a presença da Organização na sociedade nacional e internacional, por um lado, aumenta, por outro, a sua responsabilidade perante esta. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é, neste contexto, o elemento decisivo, que confere à organização a diferença para melhor. Passa a ser, verdadeiramente, um activo da Organização, de importância comparável aos seus recursos humanos, à sua liderança e ao seu serviço ou missão. Ser uma Organização de Qualidade significa ter a competência e capacidade de saber fazer, saber melhorar e saber satisfazer a sua população servida ou público alvo:
É já um lugar comum afirmar-se que o Cliente é a razão de ser de qualquer Organização. O serviço prestado pela Organização só tem razão de ser quando confere valor para o Cliente a que se destina. É para o Cliente, então, que a Organização investe na Gestão da Qualidade, e é o Cliente o único que, em última análise, avalia a Qualidade da Organização. As Normas ISO 9000 são, neste contexto, guiões, tanto para os Clientes que precisam de seleccionar os seus Parceiros, como para estes que têm de demonstrar estar aptos a sê-lo. “Quer ser uma Organização reconhecida como uma Organização de Qualidade?
O processo de criação, implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade de uma Organização envolve todo o seu colectivo, sob a liderança da Gestão de Topo. É um projecto de mudança, que releva o que a Organização tem de melhor, rectifica as suas fraquezas e consolida a sua missão. O segredo do sucesso dos Sistemas de Gestão da Qualidade está na aplicação de ferramentas de gestão de auto-controlo e avaliação sistemática, como as auditorias internas e processos de revisão do Sistema – monitorizar o desempenho, actuar sobre os resultados e melhorar o novo planeamento dos objectivos. A certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade é um movimento dinâmico, a nível nacional e internacional, que se extende mundialmente a todos os sectores de actividade. Sendo uma mais valia para as Organizações neste mercado globalizado, permite uma aproximação aos padrões de exigência das suas congéneres estrangeiras. No contexto actual de clarificação pelo Estado português (Decreto Lei Nº 369/2007) em que o sistema de avaliação das Instituições de Ensino Superior exige a concretização de sistemas de garantia da qualidade, passíveis de certificação, reconhecemos crucial valor ao referencial que já tem provas dadas: ISO 9001.Decompondo os dados constantes do Quadro verifica-se que em 2005 as empresas portuguesas representam actualmente 1.53% do total europeu e 0.75% do mundial. Já a quota europeia obtêm uns expressivos 48.92% face à percentagem mundial. Actualmente em Portugal, o sector dos serviços destaca-se, sendo já possível encontrar Reitorias de Universidades, Serviços Centrais de Institutos Politécnicos, Escolas Superiores e outras Instituições de Ensino certificadas, segundo a Norma ISO 9001: Qualidade. Ao IPL que soube acreditar no caminho certo de reconhecimento da sua Qualidade, enviamos nossos sinceros Parabéns!
Sónia Vieira
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