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BVQI- Compromisso na Satisfação dos Seus Clientes Para garantir a sobrevivência no mercado, as organizações percebem que precisam manter fiéis os seus clientes. Mas... como conseguir essa fidelização? Muitas empresas passaram por um período de implementação de ferramentas de Gestão de Relação com os Clientes. Actualmente, existem inúmeros “softwares” disponíveis no mercado que permitem um apoio para esse efeito. Este tipo de estratégia permite entender a periodicidade de contactos com o cliente, as suas características de consumo, e algumas tendências podem ser captadas pela análise dos dados. Este fenómeno foi um pouco parecido com os processos de certificação de Sistemas de Gestão, como as ISO. Muitas vezes ficou reduzido a uma vontade da Gestão de Topo em obter uma evidência de boa prática de gestão, mas sem o seu total comprometimento e, consequentemente, sem a eficaz sensibilização a toda a Organização, acabando por comprometer a “cultura” de Gestão da Relação com o Cliente. Assim, vemos um desfasamento entre Sistemas de Gestão e Cultura
Organizacional. Mas nem sempre é assim. Muitas empresas e instituições
implementaram com sucesso projectos de Gestão do relacionamento
com o Cliente e, actualmente, têm sistemas a operar com eficácia
e equipas treinadas e motivadas dentro do novo modelo de gestão.
Adicionalmente, é necessário aplicar metodologias e práticas de análise qualitativa, quantitativa, regional e sectorial. Mais importante ainda é gerir a experiência e vivência que o cliente tem com os nossos produtos/serviços, marcas e desempenho dos colaboradores prestadores de serviços. Este último ponto será o factor chave no sucesso da focalização e posterior satisfação do cliente no sentido de o fidelizar. A adopção de estratégias de fidelização apoiadas na monitorização da satisfação do cliente resulta em valorizações mais elevadas das empresas que praticam um conjunto de boas práticas neste campo. Tais estratégias são ainda mais importantes em períodos de crise. PRÁTICAS DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE
O inimigo público do cliente é a incapacidade dos gestores operacionalizarem uma mudança estratégica dentro das empresas, na passagem da focalização da venda dos seus produtos/serviços para a centralização no cliente e nos seus problemas. A rentabilidade não se traduz na aquisição de novos
clientes e conquista de maior quota de mercado, mas sim na satisfação
total do cliente, a sua retenção e a sua fidelização
a prazo. 1. Identificar os programas, produtos/serviços chave A evolução das tecnologias de informação e Web como plataformas económicas de gestão da relação com os clientes não são suficientes se as organizações não adoptarem uma cultura homogénea de fidelização de clientes acompanhando a relação. Em suma, é fundamental gerir a informação da relação com os clientes, criando indicadores e históricos relacionais. No entanto, depois de tratada a informação, é necessário agir segundo os indicadores obtidos, gerando um acompanhamento customizado de acordo com a experiência do cliente, que conduz à sua total satisfação e, consequentemente, à sua fidelização. A gestão da relação do cliente, que envolve o tradicional serviço de apoio ao cliente, bem como as estratégias de fidelização e de tratamento de dados relativos ao comportamento do cliente é uma das exigências que ocorreu com a viragem na correlação de forças na nova economia, em que o poder passou do fornecedor para o cliente. Para as empresas certificadas de acordo com a ISO 9001:2000, estas práticas
já deverão ser utilizadas proactivamente e consistentemente
pelo princípio da focalização no cliente. A ISO está
a preparar um conjunto de normas, das quais foi publicada, em 2004, a
ISO 10002, para fomentar boas práticas na gestão e satisfação
de clientes.
Engº Ricardo Lopes Ferro
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