logo_qualiwork logo_apcer Consultoria e Formação na área da Qualidade, Ambiente, HACCP e Segurança
newsletter 04 | Junho 2006 Tema em destaque: HACCP

 

O novo Rei da Selva, a Plataforma QTools e o HACCP

Não vos vou falar especificamente do HACCP, deixo isso para os especialistas que certamente terão o seu artigo nesta Newsletter.

Prefiro informar-vos que, após uma discussão entre o Elefante e o Leão acerca de quem seria o Rei da Selva, na qual cada um apresentava as suas valentias, eis que surge um Frango que se limitou a dizer: - “... e eu?! Se eu espirro...”
E eis que foi eleito, por unanimidade, como o novo Rei da Selva.

Pois é, a gripe das aves, os nitrofuranos, as dioxinas do Frango na Bélgica, as vacas loucas, aflatoxina nos amendoins e nas castanhas no Brasil, a listeria em vários produtos na Europa e EUA; o E. Coli O157:H7 nos hamburguers, tudo isto e muito mais significa 1,5 Biliões de casos de toxi-infecções alimentares por ano e são as causas mais comuns de mortalidade dos países em desenvolvimento.

Vários esforços se têm unido em torno destas questões da segurança alimentar, diversas entidades nacionais e internacionais tentaram e tentam defender os interesses dos seus Clientes e os seus próprios interesses proliferando desse modo múltiplas normas e regulamentos: AIB, IFS, BRC-Food, Safe Feed Safe Food, PDV/GMP13, BRC/IoP, DS 3027, IFIS da IFSA, Dutch HACCP, SQF, EurepGAP Frutas, etc, etc, etc...

Penso que a recente ISO 22000 veio facilitar, clarificar e integrar uma série de conceitos e boas práticas, não perdendo de vista todos os outros aspectos relacionados com a gestão da qualidade exigidos pela ISO 9001.

Neste sentido, também a QualtiPRIME (www.qprime.pt) se encontra a dar o seu contributo para a sociedade, ao criar um módulo “Q-HACCP”, que irá fortalecer a ferramenta informática “Plataforma QTools” já dotada de resposta a todos os requisitos das normas ISO 9001, 14001, OSHAS 18001, SA 8000 e agora também da ISO 22000.

Este Sotware permitirá de forma totalmente automatizada e adaptada à realidade de cada organização:

  • efectuar a análise de perigos e gerir as respectivas medidas preventivas identificadas;
  • registar os Pontos Críticos de Controlo (PCC’s) identificados;
  • estabelecimento dos limites críticos para as medidas preventivas associadas a cada PCC;
  • monitorização e medição;
  • registo de acções correctivas e preventivas
  • e toda a Gestão documental e de registos inerentes ao sistema.

De modo a poder dar resposta aos requisitos da futura norma ISO 22005 e à Lei 178/2002 da União Europeia, a QualtiPRIME irá desenvolver até final do ano as funcionalidades de Rastreabilidade que permitirão:

  • Rastreabilidade Upstream/ a montante: permite em qualquer ponto da vida do produto rastrear a história do lote (do produto até às matérias primas).
  • Rastreabilidade Downstream/ a jusante: permite em qualquer ponto da vida do produto rastrear a vida do produto.
  • Sistema de Rastreabilidade organizado que possibilitará traçar a rastreabilidade em toda a cadeia.

Todos os interessados poderão através da QualiWork ou da QualtiPRIME solicitar uma apresentação exclusiva da Plataforma QTools para a sua organização.

Todos unidos pela segurança alimentar! Lembre-se o que disse o novo Rei da Selva: “... se eu espirro ...”

 

Notas:

HACCP - Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controlo (Hazard Analysis, Citical Control Points):

E. coli O157:H7 - E. coli são germes que vivem normalmente nos intestinos de pessoas e animais. A maior parte dos tipos deste germe é inofensiva, mas o tipo denominado E. coli O157:H7 pode causar doenças.

QTools – designação da Plataforma Informática de apoio à gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social e Segurança Alimentar.

 

José Coelho
QualtiPRIME

 

Voltar à página principal da Newsletter 04 Topo

Subscrição por email

Cancelar a subscrição

Arquivo de Newsletters

@ Copyright: QualiWork