logo_qualiwork logo_apcer Consultoria e Formação na área da Qualidade, Ambiente, HACCP e Segurança
newsletter 02 | Novembro 2005 Tema em destaque: Sistemas de Gestão Certificados  

 

TÜV - Eco-Hotel NetWork - Rede de Eficiência de Recursos
Qualificação de Recursos Humanos na Hotelaria e Qualidade de Gestão

Com uma larga experiência internacional, a TÜV Rheinland Group tem contribuído para a definição de referenciais de qualidade em diferentes sectores económicos, nos quais o Turismo nacional assume particular relevo, face ao reconhecido potencial de crescimento e elevado valor acrescentado.


A TÜV Akademie Rheinland em Portugal, de acordo com a estratégia internacional definida, tem programadas diversas acções visando a difusão de padrões de qualidade na Hotelaria, em áreas tão diversas como o desempenho ambiental, a gestão pela excelência e a qualificação profissional, tendo como objectivo o reforço da confiança dos intervenientes e a adopção das Melhores Práticas, com vista à criação de programas de benchmarking e de melhoria da competitividade do sector Hoteleiro.

A intenção de potenciar uma rede de Hotéis baseada na Eficiência dos Recursos, para redução de consumos energéticos, e na Certificação de Pessoas, para a qualificação dos RH, vem ao encontro das necessidades identificadas pela Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP), com quem a TÜV Portugal estabeleceu uma parceria para o lançamento de um Programa de Qualificação no Sector da Hotelaria nacional.

A primeira fase do Programa de Qualificação passa pela Formação e Certificação de Gestores de Hotelaria, a lançar em Apresentação Pública no dia 27 de Outubro do corrente ano, no Auditório do Edifício da TÜV Portugal (Arquiparque - Miraflores), orientado para a Integração dos referenciais da Qualidade, Ambiente e Segurança, e cujo objectivo geral é a autonomização da Gestão das Unidades Hoteleiras para a Qualidade, com acesso à Certificação de Pessoas e de Sistemas.

Associada ao potencial de mudança nos comportamentos dos intervenientes da Formação/Certificação de Gestores, com consequente impulso sobre as relações com os parceiros de negócio (fornecedores, colaboradores, accionistas, operadores turísticos), pretende-se o reconhecimento da Garantia da Qualidade no serviço prestado ao Cliente, numa rede internacional.

A constituição de uma Eco-Hotel Network nacional, tem como objectivo potenciar sinergias com parceiros internacionais, em mercados existentes (Norte da Europa) e emergentes (Europa de Leste), visando a flexibilização do sector e a dinamização de novos segmentos económicos. O ponto de partida é a formação de excelência dos quadros médios e superiores da Hotelaria, cuja primeira edição terá início a 25 de Novembro de 2005, em Lisboa.

Carolina Hilário
Consultora Eco-Hotel

 

Voltar à página principal da Newsletter 02 Topo

Subscrição por email

Cancelar a subscrição

Arquivo de Newsletters

@ Copyright: QualiWork