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newsletter 02 | Novembro 2005 Tema em destaque: Sistemas de Gestão Certificados  

 

Setrova - A Qualidade é de Todos

“A Qualidade é transversal à sociedade e à comunidade em que estamos inseridos”. Esta frase de Rui Nabeiro (o Sr. Delta café), demonstra uma consciência que cada vez mais deverá nortear as nossas atitudes perante os nossos pares e entender a qualidade como um activo estratégico em termos concorrenciais.

No caso da nossa empresa (a SETROVA) que se movimenta em mercado cada vez mais saturado, o factor que nos tem distinguido regionalmente dos demais, é a aposta no nosso potencial humano com uma grande preocupação de qualidade.

Não podemos primar pela falta de rigor, pela ausência da disciplina e das regras internas, impedindo assim, que se alcancem os níveis de desempenho desejáveis.

Se não nos preocuparmos em melhorar continuamente o nosso Sistema de Qualidade, seremos com o tempo aniquilados por organizações que primem por estes princípios.

A formação profissional e a sensibilização são um meio preferencial de alcançar bons desempenhos, tendo sido até hoje o activo, ao qual a gestão da nossa Organização, acarinha e estimula com convicção.

Esta reflexão que nos tem norteado ao longo destes últimos anos, leva-nos a ser mais ambiciosos e assim prepararmo-nos para um Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança aplicando as normas EN NP ISO 9001:2000, NP EN ISO 14001:2004 e NP 4397:2001, dado entendermos que a Qualidade só estará harmonizada (materializando assim a Melhoria Contínua), desde que o Ambiente e a Segurança sejam factores integradores.

De uma forma geral, o nosso actual referencial, focalizando-se na melhoria contínua dos processos, permite-nos implementar um sistema de gestão dinâmico e evolucionista, no sentido da optimização e no repensar constante dos processos e práticas internos, facilitando assim o fortalecimento da nossa organização, possibilitando a integração dos referenciais atrás citados, fundamentais para a credibilidade empresarial associado à preocupação da Gestão de Topo no bem estar e segurança dos seus trabalhadores, assim como para com a Sociedade em geral, através de um melhor Ambiente.

Assim, o importante e fundamental é que todos os colaboradores se sintam “confortáveis” com o sistema, que o entendam, que se sintam parte integrante do mesmo e percebam de que forma podem contribuir para que se atinjam os objectivos traçados pela gestão.

   

Estimula-nos em nós, a iniciativa de apresentação de propostas de melhoria (Práticas, Procedimentos, Conceitos, etc.).

Todas as propostas de melhoria são alvo de análise e resposta de modo a motivar quem as propõe.

Sabemos que, quando motivados, envolvidos e com objectivos comuns, traduzimo-nos em recursos humanos potencializados e como tal mais produtivos e melhor remunerados.

   

Estamos em fase de transição. O Sistema de Gestão da Qualidade da Setrova prevê critérios de avaliação e métricas tendentes a medir o desempenho dos processos. O Plano Anual da Qualidade inclui de acordo com a Metodologia Plan, Do, Check e Act, os objectivos em termos de acções e métricas do SGQ.

A busca contínua da Melhoria da Qualidade será uma constante, através da procura de uma eficácia aliada à simplicidade e interdependência das actividades internas.

   

“Criar Valor”, é desde sempre o nosso foco orientador. Numa sociedade cada vez mais competitiva, onde o alargamento da União Europeia a mais 10 países veio trazer desafios que ainda dado a sua abrangência não estão de todo avaliados, (repare-se na formação tecnológica e nos conceitos de trabalho extremamente organizados da maioria desses países) apostamos na pedagogia da acção perante os nossos próprios colegas de trabalho (durante as Auditorias Internas e não só) apostamos ainda mais, na formação vocacionada como garante dos princípios expressos.

Tentamos aprofundar o conceito de Membro, não só aos trabalhadores da SETROVA, como às organizações que connosco colaboram como fornecedores. Esta acção é um dos apanágios dos métodos da nossa gestão de topo.

Para terminar esta reflexão, tomo a liberdade de citar duas frases de 2 reputados empresários nacionais com o intuito de retratar como todos nós devemos pensar e agir a nível empresarial.

Citando Belmiro de Azevedo

“Qualquer certificação funciona como uma carta de condução, sendo desejável que cada condutor conduza sempre respeitando as regras e com prudência, não apenas quando vê o policia por perto.”

e ainda Ludgero Marques

“A Qualidade que pretendemos não é a que está restrita à fabricação de um produto, mas a que resulta de acções integradas que se vão desenvolvendo.”

Júlio de Sousa Dias
Director de Qualidade e Segurança

 

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