A implementação de Sistemas de Gestão
da Qualidade, Ambiente e Segurança
A Qualidade, Ambiente e Segurança são cada vez mais uma
preocupação da Sociedade actual, denotando-se a sua exigência
por parte dos Clientes das organizações a nível internacional
e nacional. Desta forma e indo ao encontro destas necessidades, existem
normas internacionais aplicáveis a todos os sectores de actividade,
que poderão ser utilizadas para demonstrar a conformidade dos Sistemas
de Gestão aplicados nas organizações. Falamos nas
normas:
- ISO 9000, aplicáveis a organizações, que pretendam
demonstrar a conformidade dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade.
- ISO 14000, aplicáveis a organizações, que pretendam
demonstrar a conformidade dos seus Sistemas de Gestão Ambiental.
- OSHAS 18000/NP 4397, aplicáveis a organizações,
que pretendam demonstrar a conformidade dos seus Sistemas de Gestão
da Segurança e Saúde do Trabalho.
Aplicando-se a todas elas a metodologia conhecida como “Plan-do-Check-Act”
(PDCA), que pode ser descrita de uma forma resumida:
- Plan (Planear) – Estabelecer os objectivos e os processos necessários
para apresentar resultados de acordo com os requisitos dos clientes,
ambiente, sociedade e segurança no local de trabalho e as políticas
da organização.
- Do (executar) – Implementar os processos planeados.
- Check (Verificar) – Monitorizar e medir os processos em comparação
com políticas, objectivos e requisitos e reportar os resultados.
- Act (Actuar) – Empreender as acções necessárias
para melhorar continuamente o sistema de gestão e o desempenho
dos processos.
Assim e tendo em consideração a aplicação
desta metodologia, para as três normas podemos apresentar os seguintes
modelos de Gestão:


As empresas podem implementar qualquer um dos sistemas de
gestão de uma forma independente ou integrar os três sistemas
num só, visto que a abordagem efectuada no caso das três
normas ser muito semelhante.
Ao implementarem qualquer destes sistemas de gestão, as organizações
terão alguns benefícios que podemos realçar:
- Reconhecimento externo por uma Entidade Certificadora do Sistema
de Gestão, dos Clientes e sociedade em geral.
- Melhoria de posição no mercado e ferramenta de marketing.
- Descrição e responsabilização das actividades
integrantes dos vários processos da organização.
- Melhor articulação entre os vários processos
da organização.
- Melhor de definição de métodos de trabalho,
clarificação de critérios de aceitação/rejeição
e responsabilidades associadas.
- Redução de desperdícios e também a redução
de custos de gestão de resíduos.
- Poupança no consumo de energia e materiais.
- Garantia do cumprimento da legislação, aplicável
ao serviço/produto, ambiente e Segurança e outros requisitos
regulamentares aplicáveis.
- Melhoria da eficácia e eficiência da empresa, através
da aplicação da metodologia de gestão (Plan-Do-Check-Act),
contribuindo desta forma para a melhoria continua do Sistema de Gestão
da organização.
Pedro Santana
Gerente e Director Consultoria
Qualiwork
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