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newsletter 01 | Junho 2005 Tema em destaque: Sistemas de Gestão Integrados  

 

A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança

A Qualidade, Ambiente e Segurança são cada vez mais uma preocupação da Sociedade actual, denotando-se a sua exigência por parte dos Clientes das organizações a nível internacional e nacional. Desta forma e indo ao encontro destas necessidades, existem normas internacionais aplicáveis a todos os sectores de actividade, que poderão ser utilizadas para demonstrar a conformidade dos Sistemas de Gestão aplicados nas organizações. Falamos nas normas:

  • ISO 9000, aplicáveis a organizações, que pretendam demonstrar a conformidade dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade.
  • ISO 14000, aplicáveis a organizações, que pretendam demonstrar a conformidade dos seus Sistemas de Gestão Ambiental.
  • OSHAS 18000/NP 4397, aplicáveis a organizações, que pretendam demonstrar a conformidade dos seus Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.

Aplicando-se a todas elas a metodologia conhecida como “Plan-do-Check-Act” (PDCA), que pode ser descrita de uma forma resumida:

  • Plan (Planear) – Estabelecer os objectivos e os processos necessários para apresentar resultados de acordo com os requisitos dos clientes, ambiente, sociedade e segurança no local de trabalho e as políticas da organização.
  • Do (executar) – Implementar os processos planeados.
  • Check (Verificar) – Monitorizar e medir os processos em comparação com políticas, objectivos e requisitos e reportar os resultados.
  • Act (Actuar) – Empreender as acções necessárias para melhorar continuamente o sistema de gestão e o desempenho dos processos.

Assim e tendo em consideração a aplicação desta metodologia, para as três normas podemos apresentar os seguintes modelos de Gestão:

     

As empresas podem implementar qualquer um dos sistemas de gestão de uma forma independente ou integrar os três sistemas num só, visto que a abordagem efectuada no caso das três normas ser muito semelhante.

Ao implementarem qualquer destes sistemas de gestão, as organizações terão alguns benefícios que podemos realçar:

  • Reconhecimento externo por uma Entidade Certificadora do Sistema de Gestão, dos Clientes e sociedade em geral.
  • Melhoria de posição no mercado e ferramenta de marketing.
  • Descrição e responsabilização das actividades integrantes dos vários processos da organização.
  • Melhor articulação entre os vários processos da organização.
  • Melhor de definição de métodos de trabalho, clarificação de critérios de aceitação/rejeição e responsabilidades associadas.
  • Redução de desperdícios e também a redução de custos de gestão de resíduos.
  • Poupança no consumo de energia e materiais.
  • Garantia do cumprimento da legislação, aplicável ao serviço/produto, ambiente e Segurança e outros requisitos regulamentares aplicáveis.
  • Melhoria da eficácia e eficiência da empresa, através da aplicação da metodologia de gestão (Plan-Do-Check-Act), contribuindo desta forma para a melhoria continua do Sistema de Gestão da organização.

Pedro Santana
Gerente e Director Consultoria
Qualiwork

 

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