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newsletter 01 | Junho 2005 Tema em destaque: Sistemas de Gestão Integrados  

 

Intervenção da APCER na Certificação de Sistemas de Gestão Integrados de Ambiente, Qualidade e Segurança

A APCER – Associação Portuguesa de Certificação, sem fins lucrativos, foi constituída em Abril de 1996, sendo líder de mercado na actividade de certificação. A sua missão é prestar aos seus Clientes (Entidades Públicas e Privadas) serviços de certificação, que representem para estes confiança e valor acrescentado, traduzidos numa efectiva vantagem competitiva.

São diversos os serviços de certificação oferecidos pela APCER, dos quais destacamos os mais relevantes como, a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão Ambiental, Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho, Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social, bem como Avaliações do Desempenho Organizacional IQNet 9004.

É política da APCER acreditar todos os serviços que disponibiliza, desde que os mesmos sejam passíveis de acreditação. Por este motivo, encontra-se acreditada pelo IPAC e pela ENAC, entidade espanhola congénere ao IPAC, para a maioria dos serviços disponibilizados.

A APCER é a entidade portuguesa representante da rede internacional de entidades certificadoras IQNet (The International Certification Network), o que permite o reconhecimento internacional das entidades e empresas por nós certificadas. De salientar, que o IQNet detém 1/3 das certificações ao nível mundial, com mais de 190 000 entidades certificadas.

 

A APCER em números (Dados de 27 de Abril de 2005)

 

Processo de Certificação ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001

Nota: Para mais informações sobre o processo de certificação, por favor contactar a APCER ou consultar http://www.apcer.pt.

 

Certificação de Sistemas de Gestão Integrada de Ambiente, Qualidade e Segurança

De uma forma crescente, as empresas começam a sentir necessidade de demonstrar às partes interessadas, nomeadamente, accionistas, clientes, colaboradores, vizinhos, concorrentes e fornecedores, abordagens sistematizadas das inúmeras ferramentas de gestão das quais dispõem.

Por outro lado, verifica-se que com a desarticulação dessas mesmas ferramentas de gestão, como é o caso dos sistemas de gestão de ambiente, qualidade e segurança, os custos com as auditorias de terceira parte aumentam devido ao facto de serem desfasadas temporalmente, implicando o dispêndio do tempo dos recursos humanos, interlocutores da empresa para as várias áreas implicadas nas auditorias.

Verificando-se esta problemática, a APCER oferece aos seus clientes a possibilidade de demonstrar o compromisso da empresa em diferentes matérias, através da certificação combinada dos sistemas de gestão integrada de ambiente, qualidade e segurança.

Tal deve-se ao facto de os próprios referenciais normativos permitirem a integração dos requisitos ambientais e de segurança num tronco comum, constituído pelos processos operacionais e de suporte identificados pelas próprias organizações. Desta forma, os elementos comuns aos três referenciais, nomeadamente, aquilo que diz respeito aos processos de suporte, permitem uma redução significativa dos tempos de auditoria.

Salientam-se pois, como vantagens principais à abordagem comum baseada no ciclo de Demming e na melhoria contínua, o facto de as equipas auditoras nomeadas para as auditorias integradas serem pluridisciplinares e constituídas por um único auditor coordenador com valências nos três referenciais normativos e por auditores técnicos que eventualmente cumulem valências, tal como o auditor coordenador.

Isto exige às organizações a disponibilização de recursos humanos num curto espaço de tempo que possam responder às questões da equipa auditora, eliminando eventuais tempos mortos, dada a redução temporal da auditoria.

As vantagens clássicas verificadas nas entidades que possuem um sistema de gestão integrada de ambiente, qualidade e segurança prendem-se com os seguintes factores:

  • Melhoria da imagem da entidade;
  • Consolidação da liderança da organização;
  • Avaliação do desempenho dos processos;
  • Dinamização da melhoria continua;
  • Melhoria da organização interna da empresa e definição clara de responsabilidades;
  • Consciencialização e envolvimento de todos os colaboradores;
  • Avaliação objectiva da satisfação dos clientes e das partes interessadas, com redução do número de não conformidades e reclamações;
  • Redução de custos da não qualidade (desperdícios, rejeições e reclamações);
  • Melhoria da eficiência e produtividade;
  • Melhoria das condições de trabalho;
  • Redução da poluição;
  • Cumprimento com a legislação;
  • Redução de riscos ambientais, de acidentes e de doenças profissionais;
  • Redução de eventuais indemnizações;
  • Redução de prémios de seguro;
  • Evitar prejuízos devido a acidentes;
  • Redução dos dias de trabalho perdidos;
  • Maior taxa de permanência e satisfação dos colaboradores.

Assim, as sinergias criadas com a integração dos vários sistemas ampliam a capacidade e tempo de resposta de uma entidade, o que se traduz na melhoria da competitividade da empresa face aos seus concorrentes directos e ao mercado.

 

Empresas Certificadas AQS pela APCER

É interessante verificar que das 36 organizações certificadas com um sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho segundo a norma OHSAS 18001/NP 4397, 32 organizações contemplam esta certificação no seu sistema integrado, sendo estas as que figuram na tabela abaixo:


Inês Viegas
Gestora de Cliente, APCER

 

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