As vantagens da norma ISO 14001:2015

Atualmente, obter a certificação ISO 14001 é um passo fundamental para as organizações demonstrarem o seu comprometimento com práticas sustentáveis e até mesmo exigências contratuais com clientes.

A ISO 14001 especifica uma série de requisitos do Sistema de Gestão e permite à organização desenvolver e praticar políticas e objetivos ambientalmente sustentáveis.

Vantagens da ISO 14001

A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14001 contribui para fortalecer o conceito de sustentabilidade. As organizações passam a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental como a responsabilidade social corporativa, além de aspetos associados à segurança e saúde dos trabalhadores.

Incentiva ainda a produção de bens e serviços ambientalmente sustentáveis, gerando empregos, garantindo a utilização de novas tecnologias mais amigas do ambiente e desta forma construir para a diminuição da pegada ecológica, promovendo o respeito pelo planeta e pelas futuras gerações. Com implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, as organizações aumentam a sua visibilidade no mercado e consolidam a credibilidade junto dos clientes, fornecedores e colaboradores.

A importância da ISO 14001 para o desenvolvimento sustentável

A importância de contribuir para o desenvolvimento sustentável é, presentemente, vital nas organizações que estão cada vez mais preocupadas com os aspetos associados ao ambiente. Em primeiro lugar, porque cada vez mais se demonstra a influência das ações humanas sobre as mudanças globais no meio ambiente, nomeadamente nas alterações climáticas.

Em segundo lugar, mas não menos importante, porque as organizações têm diversos benefícios económicos com a promoção do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a redução de consumo de recursos.

Por fim, a sociedade civil está cada vez mais preocupada com as questões ambientais. E as empresas que incorrem em violações sistemáticas do meio ambiente vêm a sua imagem pública prejudicada, o que pode resultar em danos graves na perceção por parte dos clientes e numa consequente diminuição de vendas.

Estar associado à uma imagem sustentável é o interesse de toda organização que queira se apresentar positivamente tanto para a sociedade quanto para o mercado. Nesse sentido, a implementação da norma ISO 14001 é crucial.

A ISO 14001 preconiza uma série de regras na tentativa de minimizar os impactes ambientais com o mínimo de efeito nas operações das empresas. Além de incentivar a redução de gastos e desperdícios de materiais que garantindo uma maior rentabilidade do negócio. A principal característica da norma é a promoção de um sistema de gestão ambiental que orienta as organizações como devem atuar no que diz respeito a relação entre o meio ambiente e a organização.

A QualiWork, poderá ajudá-lo na implementação do seu Sistema de Gestão Ambiental e contribuir assim para uma sociedade mais amiga do ambiente.

Conte connosco!

 

Pedro Santana

Diretor Qualiwork

Related Post

ISO/IEC 27002:2022

Ação de formação ISO/IEC 27002:2022 TRANSIÇÃO PARA OS NOVOS CONT