Tema em destaque: 
Reconhecimento das Organizações  
QualiWork :: Building Knowledge Together
Consultoria e Formação na área da Qualidade, Ambiente, Segurança Alimentar HACCP e Segurança no Trabalho

 

Gouveia Leal - A Inovação é o tempero da APPLE - Steve Jobs

Foto Gouveia LealPorque se fala tanto em Inovação?
Que vantagens trás às empresas?
Será que não é mais uma moda que vai desaparecer daqui a algum tempo?
Onde posso encontrar informação sobre como implementar Inovação na minha empresa?

Decidi começar este artigo com uma frase de Steve Paul Jobs, um dos fundadores da APPLE e o seu principal mentor, pelo simples facto de que quando o estratega de uma empresa que é um case study de sucesso comercial e financeiro global, que lança regularmente produtos que alteram o nosso comportamento e visão sobre o futuro e que diz que a Inovação é o tempero da sua empresa, isso recomenda que se pense um pouco sobre o que será na realidade Inovação e se pode mudar as nossas vidas e o nosso tecido empresarial.

O senso comum diz-nos que ser inovador é um modo de estar na vida e nos negócios, que pode ter a ver com o nosso DNA e o das empresas, mas é especialmente um factor cultural - nas empresas, quando o líder da empresa é inovador, a empresa é inovadora. No entanto também é possível aprender como ser inovador, criar mecanismos indutores de Inovação, treinar sucessivamente como melhorar e criar uma cultura de Inovação numa empresa.

Uma empresa pode fazer uma avaliação do seu estado de maturidade em Inovação, utilizando sem custos a ferramenta criada pela COTEC para esse efeito – Innovation Scoring -, que está disponível na internet em http://www.innovationscoring.pt/, ou no site da COTEC. O relatório disponibilizado, permite verificar o que deve melhorar, e repetir o inquérito mais tarde para validar se melhorou. A norma de Inovação – NP4457 - é de leitura simples, e a ideia de que é muito complicado implementar um Sistema de Gestão de Inovação ou conseguir a Certificação, não é correcta – depende essencialmente do empenho e dos recursos próprios envolvidos. Para o conseguir, pode utilizar mecanismos de apoio à Qualificação, através de projectos financiados pelo QREN, que financia recursos próprios de apoio ao projecto e os serviços de Consultoria e Auditoria.

O empresário tradicional dirá que não são tempos para andar a fazer Inovação, que temos é que produzir mais, gerir bem o negócio e satisfazer os clientes que temos. Não basta. Nos negócios nada é eterno e tudo está em mudança – quem mudar primeiro, ganha vantagem competitiva.
É o momento indicado para fazer uma reflexão sobre o funcionamento da empresa, do mercado e dos concorrentes, identificar e anular desperdícios, melhorar a qualificação e as competências dos recursos, e identificar novas áreas de negócio – criar novos produtos, inovando. Quando estamos a perder velocidade ou começamos a fazer uma descida, ou temos mecanismos de controlo dessa descida, ou então devemos tentar ganhar embalagem para fazer uma nova subida.

A prática da Inovação numa empresa torna-a mais inteligente, cria uma dinâmica própria e sustentada, um maior envolvimento dos colaboradores nos objectivos da empresa e um mais fácil trabalho em equipa. Também são melhorados os mecanismos de controlo do funcionamento, sendo mais fácil identificar erros ou falhas na produção, gerir as competências e capacidades existentes e identificar melhorias, do que resulta a criação de valor para a empresa – através da optimizando do seu funcionamento ou através do incrementando do negócio.

A COTEC é a entidade que mais informação on-line disponibiliza sobre este tema e mais se tem destacado com iniciativas para a promoção da Inovação. Tem em curso desde 2006 um projecto de Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial (DSIE), que tem promovido a criação de ferramentas de apoio à implementação e a divulgação da importância da inovação para as empresas, tendo já promovido algumas dezenas de Workshops e Seminários de sensibilização para empresas a nível nacional.

Termino este artigo, do mesmo modo que o comecei. Não existem só exemplos internacionais de sucesso com empresas que promovem a Inovação. Também em Portugal existem empresas de sucesso, que exportam produtos para dezenas de países em áreas tão competitivas como as TI, a energia, as telecomunicações e o calçado, que implementaram um Sistema de Gestão de Inovação e acabaram por evoluir para a Certificação.
 Realço o caso particular de uma PME - J. Sampaio & Irmão, Lda -, que exporta para 32 países (99,2% do seu negócio) e à qual os clientes já reconheciam a capacidade Inovadora. No entanto, e após a Certificação em Inovação, reforçaram algumas encomendas efectuadas, talvez percebendo que agora tinham um fornecedor que para além de inovador, se preocupava com a sustentabilidade dos seus processos e metodologias de Inovação – um fornecedor de confiança.

 

Gouveia Leal – Consultor da COTEC para o projecto DSIE

Logo DSIE

 

Voltar à página principal da Newsletter 16 Topo

Subscrição por email

Cancelar a subscrição

Arquivo de Newsletters

@ Copyright: QualiWork