logo_qualiwork logo_apcer Consultoria e Formação na área da Qualidade, Ambiente, HACCP e Segurança
newsletter 09 | Junho 2007 Tema em destaque: Gestão Ambiental  

 

TÜV - Uma nova abordagem à Gestão Ambiental nos campos de golfe

O sector do turismo em Portugal consiste numa área de interesse económico cujos indicadores de desenvolvimento apresentam valores que reflectem investimentos crescentes, efectuados maioritariamente nas últimas décadas. Estes investimentos resultam na melhoria da capacidade da oferta turística, reflectindo-se quer no desenvolvimento das regiões turísticas tradicionais, nomeadamente Algarve e Madeira, quer no surgimento de novas regiões de turismo, salientando-se os casos da Península de Setúbal e Litoral Alentejano.

O crescimento exponencial do número de campos de golfe existentes no nosso país encontra-se associado à expansão da oferta turista, sendo um complemento vital para a viabilização do sector turístico, nomeadamente da hotelaria, pois contribui para a diminuição/anulação dos efeitos da sazonalidade associada ao turismo de praia.

A procura crescente dos campos de golfe portugueses resulta da conjugação de dois factores essenciais: a elevada qualidade que estes equipamentos desportivos possuem aliada a um clima único, que permite a manutenção da prática desportiva ao ar livre durante todo o ano.

Os recentes investimentos no sector do turismo, onde se incluem os projectos para construção de campos de golfe, traduzem uma nova abordagem do produto turístico, procurando uma clara integração/relação com no meio envolvente e com os aspectos culturais da região. Neste contexto, a metodologia de gestão e a respectiva integração dos aspectos ambientais e dos interesses locais na operação do campo de golfe constitui um dos aspectos de diferenciação do produto no mercado do turismo.

A diferenciação começa com a estruturação dos princípios da política de gestão de um campo de golfe. Estes devem reflectir uma adequada conduta ambiental, evidenciando o cumprimento dos requisitos legais em vigor, a adopção de boas práticas ambientais e a prossecução da melhoria continua do desempenho ambiental. O cumprimento da política e dos respectivos requisitos traduzem-se nas evidências que resultam de uma correcta implementação dos procedimentos de gestão ambiental.

Actualmente, a implementação de uma metodologia de gestão ambiental pode ser estruturada com base nos requisitos estabelecidos em normas/sistemas/programas, como por exemplo ISO 14001, EMAS, Audubon Program da Audubon International, etc., e cujo cumprimento é avaliado por entidades externas.

É neste contexto que surge o programa de gestão ECOGOLFE, da responsabilidade da TUV RHEINLAND. Este programa foi especificamente planeado e estruturado para a gestão dos diversos sectores de operação de um campo de golfe, incluindo nestes a gestão das áreas complementares normalmente associadas ao clubhouse e ao edifício da manutenção.

O programa ECOGOLFE centra-se, contudo, na gestão dos principais aspectos ambientais e de segurança associados à conservação de áreas relvadas, incluindo a manutenção de equipamentos e máquinas, gestão e operação de sistemas de rega, gestão de resíduos, gestão e manuseamento de substancias perigosas e optimização de consumos.

O programa ECOGOLFE consiste numa ferramenta de gestão de fácil implementação e manutenção, não requerendo formação específica, podendo a sua gestão ser efectuada por um elemento da equipa de manutenção do campo de golfe, nomeadamente por quem assume as funções de Greenkeeper .

A implementação inicia-se com a realização de um autodiagnóstico que identifica os pontos forte e os pontos fracos da gestão efectuada no campo de golfe. Com base nos resultados obtidos com a realização do autodiagnóstico é elaborado um plano de acções cujos objectivos principais consistem na correcção dos pontos francos, normalmente relacionados com aspectos operacionais e legais, e na implementação de acções que permitam a obtenção da certificação ECOGOLFE num intervalo de tempo pré determinado.

A implementação do programa ECOGOLFE proporciona à organização a metodologia para o conhecimento dos requisitos legais aplicáveis às suas actividades e para efectuar a gestão dos principais aspectos ambientais de forma controlada, proporcionando o enquadramento para a promoção da melhoria contínua em cada ciclo de revisão do programa.

Desta forma, com a implementação do programa ECOGOLFE e a obtenção da respectiva certificação a organização evidência o cumprimento dos compromissos assumidos na sua politica ambiental assegurando ainda a conformidade com uma parte substancial dos requisitos das normas ISO ou EMAS, o que possibilita a evolução futura para uma certificação no âmbito destes referenciais normativos.

 

TÜV Rheinland Portugal

 

Voltar à página principal da Newsletter 09 Topo

Subscrição por email

Cancelar a subscrição

Arquivo de Newsletters

@ Copyright: QualiWork