logo_qualiwork logo_apcer Consultoria e Formação na área da Qualidade, Ambiente, HACCP e Segurança
newsletter 05 | Outubro 2006 Tema em destaque: Responsabilidade Social 

 

União Mutualista Nossa Senhora da Conceição: O Dever assumido da Responsabilidade Social...

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, fundada em 18 de Novembro de 1872, surgiu para corresponder aos anseios da população que procurava novas formas de solidariedade e de apoio na doença e na morte.

Desde os primórdios, que associações como a nossa, assentam nos ideais de Fraternidade e Solidariedade, mantendo-se, ainda hoje, estes pilares base conciliados com o cuidado da adaptação constante aos tempos e aos novos problemas que com eles emergem, de modo a encontrar respostas eficazes e, assim, contribuir para a satisfação das necessidades sentidas pela comunidade onde estão inseridas.

A nova Associação continua a pautar-se pelos princípios da Liberdade, Responsabilidade e Solidariedade, e a respeitar os fins estatuídos inicialmente, ou seja, “Coadjuvar os sócios em suas doenças e prisões, promover os meios de sustentação quando se inabilitarem temporária ou perpetuamente, por qualquer acidente ou moléstia não culpável, cuidar dos seus funerais e bens da alma e promover por todos os meios a instrução e a moralidade dos seus sócios”, embora numa leitura mais actual.

Assim, nos termos dos actuais Estatutos, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos que prossegue fins nas áreas da Acção Social e da Saúde, mantendo sempre o Espírito Mutualista.

Assim, no domínio da Acção Social, na área da Infância, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição foi uma instituição pioneira no apoio ao desenvolvimento da criança, devendo-se-lhe a construção da Casa da Criança, em 1965/68, moderna unidade aberta às crianças de todos os estratos sociais, mormente as mais desfavorecidas. Actualmente, este Jardim de Infância acolhe, cerca de 155 crianças nas valências de Creche e Pré-Escolar.

A 17 de Novembro de 2001, inaugurou mais um estabelecimento com as valências de Creche e Pré-Escolar, o Centro Infantil “António Marques”, que acolhe actualmente cerca de 175 crianças.

No âmbito das actividades destinadas ás crianças e jovens em idade escolar, a Instituição possui um Centro de Actividades de Tempos Livres (C.A.T.L.), com capacidade para 120 crianças e jovens.

Devido ao crescimento acelerado da cidade do Montijo na última década e, também, com o crescente ao envelhecimento da população, a União Mutualista inaugurou uma série de resposta que vão ao encontro das necessidades da população idosa:

  • Centro de Dia no Montijo, inaugurado em 1997, com acordo para 35 idosos;
  • Apoio Domiciliário no Montijo, inaugurado em 1997, com acordo para 80 idosos;
  • Apoio Domiciliário Integrado (ADI) com acordo para 15 idosos da freguesia de Alcochete;
  • Centro de Dia da Atalaia com acordo para 15 idosos em Centro de dia e 10 em SAD;
  • Centro de Acolhimento Temporário para Idosos – Jardia, criado com a finalidade de acolher e apoiar 14 idosos provenientes de lares lucrativos encerrados pela Segurança Social por falta de condições mínimas para funcionar; Centro de Dia na Atalaia;
  • Lar Montepio - com capacidade para 58 camas ( 52 com acordo com a Segurança Social) e com Lar Residencial (privado) com capacidade para 15 camas, em quartos individuais e duas suites.

Com todos estes equipamentos e respostas, prestamos apoio a cerca de 242 idosos.

Tendo em conta a sua política de Acção Social positiva, empreendedora, eficaz e inovadora, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição apresentou a candidatura para a implementação de três Empresas de Inserção: Cozinha Social, Lavandaria Social e Limpeza Social, a qual foi aprovada em 1998, dando-se início à actividade em Maio de 1999. Estas empresas procuraram dar resposta quer na área da criação de emprego, uma vez que, inseriram social e profissionalmente desempregados de longa duração, quer ao nível de prestação de serviços de refeições, higiene do meio ambiente e tratamento de roupa.

Em 2000 foram apresentadas mais duas candidaturas para a criação de duas novas Empresas de Inserção, Cozinha Social II e Limpeza Social II.

No âmbito do trabalho comunitário, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição celebrou, a 7 de Abril de 1999, um Protocolo de Parceria, de natureza jurídica, com a Câmara Municipal de Montijo para a abertura de uma Casa Abrigo, para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. A mesma, começou a funcionar no final de Março de 2004, com uma capacidade para 25 ocupantes (10 mulheres e 15 crianças).

Em Março de 2006, celebrou um Acordo de Cooperação com a Segurança Social no sentido de apoiar cerca de 240 utentes, entre famílias e jovens das freguesias do Esteval e Caneira, com a abertura de um Centro Comunitário, dando seguimento aos Projectos de Luta Contra a Pobreza inicialmente criados em ambas as freguesias com a designação “PISCA”.

No campo da Saúde, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição tem prestado relevantíssimos serviços aos seus associados e à população em geral, quer por ter sido, desde sempre, o aconchego das classes sociais mais desfavorecidas, quer pelo esforço de modernização de equipamentos e serviços prestados.

Foi precisamente neste domínio que, a União Mutualista primeiro interveio junto da população montijense com a abertura de uma Farmácia Social, em 1912. Numa tentativa de melhorar a qualidade dos serviços prestados, a União Mutualista inaugurou, a 17 de Novembro de 2001, o novo edifício da Farmácia Social e da Sede Social.

Neste novo espaço, amplo e de linhas modernas, a Farmácia proporciona assistência medicamentosa aos Associados com generosos benefícios e encontra-se aberta, igualmente, ao público em geral.

O Centro Clínico da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição é um dos mais modernos e avançados do Distrito, colocando ao dispor dos seus associados e famílias, e da Comunidade em geral, um variado leque de médicos de clínica geral, de especialidade e de elementos complementares de diagnóstico, entre os quais enumeramos Ecocardiogramas, Electrocardiogramas, Ecografias, Endoscopias, TAC, Mamografia, Densitometria e Análises Clínicas (ex. enograma, ureia, glicemia, etc.).

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, emprega, actualmente, cerca de 292 trabalhadores e conta já com cerca de 5000 associados, sendo já considerada “ (…) a maior organização de solidariedade social e a mais próspera empresa no domínio da Economia Social no Concelho do Montijo, pelo forte contributo para o seu desenvolvimento, reforço de cidadania e bem-estar das populações.” *

 

Sofia Castro
Gestora da Qualidade da UMNSC
Directora Técnica do CATEI

* in “Correio Mutualista” nº 18 de Dezembro de 2000

 

União Mutualista Nossa Senhora da Conceição
Áreas de Actuação

 

 

 

 

Voltar à página principal da Newsletter 05 Topo

Subscrição por email

Cancelar a subscrição

Arquivo de Newsletters

@ Copyright: QualiWork