Newsletter
maio de 2013 | nº25
olho
< voltar

A IMPORTANCIA DO SISTEMA DE CADEIA DE RESPONSABILIDADE FLORESTAL NA JERO

"Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore."
Martín Luther King

Embora a frase tivesse sido proclamada há mais de 45 anos e, tendo em conta o autor, certo que a utilizou num propósito de defesa pela igualdade dos direitos do Homem, a verdade é que hoje, mais do que nunca, faz todo sentido aplica-la em defesa da floresta. Defender a floresta é cada vez mais a única forma de garantir a existência de vida na terra e, por conseguinte, a existência da própria espécie humana.

Para reforçar esta introdução, constatamos que no ano de 1999, segundo dados facultados pela FAO (Food and Agriculture Organization), quase metade da cobertura florestal do planeta havia desaparecido, sendo que a maior parte desapareceu nos anos 70, 80 e 90, sendo esta incidência maior nas zonas tropicais.

Perante este cenário ameaçador, foi necessário agir. Assim, no intuito de estancar esta “hemorragia” foram surgindo algumas ideias que acabaram por dar origem a um conceito de Certificação Florestal. Trata-se de um sistema que premeia quem faz uma gestão responsável da floresta, garantido ao cidadão que os produtos certificados são provenientes de massas florestais corretamente geridas onde a principal missão é a garantia de sobrevivência dos ecossistemas locais.

Por de trás deste conceito de certificação florestal surgem duas organizações internacionais, nomeadamente, FSC® (Forest Stewarship Council)  e PEFC™ (Programme for the Endorsement of Forest Certification) que redigiram normas protetoras da floresta. Estes processos estabelecem a criação de um ciclo fechado, denominado sistema de Cadeia de Responsabilidade Florestal, garantindo que apenas entra na cadeia madeira ou derivados de madeira devidamente identificada como proveniente de florestas sustentáveis. Trata-se de um sistema ativo que incentiva, promove e gratifica quem responsavelmente cumpre as normas definidas pela organização. Graças a esta consciencialização, os produtos e/ou derivados de madeira certificada são cada vez mais as principais escolhas do consumidor preocupado e sensibilizado pela causa ambiental.

Quando falamos de inovação, por norma, pensamos imediatamente em novos meios tecnológicos ou em processos rápidos e versáteis que venham garantir mais e melhor volume de produção ou de serviços, a um custo menor. Porém, sem minimizar este conceito, a inovação dos dias de hoje tem de estar associada uma quota parte ambiental, senão será uma inovação amputada e desajustada aos tempos que vivemos.

Nós na JERO, entre outras inovações, resolvemos inovar nesta direção aderindo ao sistema de Cadeia de Responsabilidade Florestal. Desde janeiro de 2013 que a nossa linha de produção cumpre com as normas FSC® para podermos fabricar produtos em madeira certificada e garantir aos nossos clientes essa possibilidade de escolha. Ao dar este passo, tomamos consciência que os custos de implementação do sistema serão diminutos face às possibilidades de ganharmos cota de mercado em produtos com esta sigla e, em simultâneo, estamos a fazer a parte que nos compete na proteção e defesa da área florestal.

Como qualquer inovação, a introdução do sistema de Cadeia de Responsabilidade Florestal, pelas normas e procedimentos que o guiam, veio-nos exigir que apresentássemos garantias de que o nosso processo produtivo estaria apto a receber uma determinada etapa na transformação da madeira certificada. Deste modo, foram apresentadas evidências à entidade que nos certificou, que passaram pela criação de um manual de procedimentos contemplando a formação dos nossos colaboradores, registos documentais, instruções de trabalho e de controlo de qualidade. Tudo provas de que o fluxo de produção, embalamento e de expedição dos produtos certificados se encontra em plena conformidade com as exigências da entidade FSC®.

Conscientes de que a nossa responsabilidade é, agora, cada vez mais de compromisso porém, igualmente conscientes que é um privilégio poder fazer parte da lista mundial de empresas habilitadas com esta certificação o que nos enche de orgulho.

Falando um pouco de nós, a JERO (Jorge e Ramalho, Lda.) é uma PME fundada em 1983 que se dedica ao fabrico de cutelaria. O elevado conhecimento profissional dos sócios fundadores, aliado a elevados padrões de qualidade, têm-nos garantindo um lugar de referência no mercado internacional. Esta posição tem sido acompanhada por um crescimento regular que nos vem dando a sustentabilidade necessária contudo, se tudo isto nos tem dado confiança para avançarmos, também é certo, que nos tem aumentado a responsabilidade de defender a nossa imagem perante quem acredita em nós.

Seja na vida particular ou empresarial, cada nova etapa é um desafio que se traduz numa oportunidade de melhoria, e ainda que os tempos sejam difíceis, temos o dever de tudo fazer para os melhorar.

Lino Sousa
JERO - Jorge e Ramalho, Lda.




Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 61C, 1º Andar, Escritório 13,
1070-061 Lisboa, Portugal
tel. 917842136 | 917840772 | 917843174 | www.qualiwork.pt | geral@qualiwork.pt

Para deixar de receber a newsletter envie um e-mail para geral@qualiwork.pt