Newsletter
novembro de 2012 | nº23
olho
< voltar

A Certificação de Sistemas de Gestão de Recursos Humanos

Cada vez mais as organizações sentem que a gestão dos recursos humanos é fulcral para o seu sucesso, pelo que é fundamental que exista uma definição clara da metodologia a aplicar na gestão desses recursos.

Essa metodologia deve ter em consideração o princípio base de que a gestão de recursos humanos deve atrair, manter e desenvolver os colaboradores que desempenham actividades para aorganização.

O Sistema de Gestão de Recursos humanos deve ser concebido e desenvolvido como um todo integrado na organização, isto é, na sua missão, visão, valores e princípios estratégicos estabelecidos pela gestão de topo.

A norma NP 4427 - Sistemas de Gestão de Recursos Humanos especifica os requisitos de um sistema de gestão de recursos humanos, que abranja todos os níveis hierárquicos e áreas de atividade de uma organização, como veículo de melhoria contínua, ao serviço da eficácia e da eficiência desta.

A certificação de Sistemas de Gestão de Recursos Humanos, de acordo com a norma NP 4427, é um reconhecimento por entidade externa e independente que comprova as boas práticas no âmbito dos recursos humanos, exercidas pelos mais variados tipos de organizações (empresas públicas e privadas, indústrias transformadoras, prestadores de serviços, etc.).

A norma NP 4427 é aplicada de uma forma transversal a todas as actividades, desde serviços a actividades industriais. No entanto, as organizações com uma elevada estrutura organizacional podem sentir maior necessidade em definir uma metodologia de gestão dos seus recursos humanos, como veículo de melhoria contínua, ao serviço da eficácia e da eficiência daorganização.

Relativamente aos benefícios da certificação nas organizações e sobretudo nos seus colaboradores, salientamos os seguintes aspetos:

  • Fomenta a atribuição de valor ao cliente interno;
  • Potencia as capacidades individuais e colectivas para a solução de problemas;
  • Induz uma renovada dose de criatividade, inovação e espírito de equipa;
  • Estabelece uma comunicação efectiva entre as diversas áreas da empresa;
  • Gera ambientes de trabalho mais integrados, com reflexo visível na qualidade do serviço prestado interna e externamente;
  • Fomenta a criação de mecanismos que permitam definir estratégias e aplicar tácticas de excelência, orientadas para o reconhecimento, desenvolvimento e fidelização do clienteinterno;
  • Assegura o cumprimento da legislação aplicável sobre a gestão de recursos humanos.

Tem-se constatado um aumento do interesse das organizações em implementar e certificar um sistema de gestão de acordo com o referencial NP 4427, principalmente em empresas já certificadas para outros sistemas de gestão, como por exemplo ISO 9001.

Helena Ferreira
Gestora de Desenvolvimento
Maria Segurado
Gestora de Comunicação

Apcer



Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 61C, 1º Andar, Escritório 13,
1070-061 Lisboa, Portugal
tel. 917842136 | 917840772 | 917843174 | www.qualiwork.pt | geral@qualiwork.pt

Para deixar de receber a newsletter envie um e-mail para geral@qualiwork.pt