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julho de 2012 | nº22
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CERTIFICAÇÃO

No atual momento que vivemos as Organizações são confrontadas com a necessidade de uma gestão de recursos cada vez mais eficaz. E como fazer?Se tivermos em consideração que recursos são colaboradores, disponibilidade financeira, consumos,… a abrangência é total.Para tal existem diversas ferramentas para auxiliar as organizações a efetuarem uma gestão de recursos cada vez mais eficaz. Ferramentas que passam por Normas, umas que permitem a certificação e outras que que descrevem linhas orientadoras. Cada uma com um objetivo específico.

 

Relativamente às Normas que permitem a certificação, destacamos:

NP EN ISO 9001:2008 – “Sistemas de gestão da qualidade”, é uma ferramenta transversal e universalmente reconhecida.

Permite uma abordagem por processos tendo por base os oito princípios da Qualidade:

  1. Focalização no cliente
  2. Liderança
  3. Envolvimento das pessoas
  4. Abordagem por processos
  5. Abordagem da gestão como um sistema
  6. Melhoria contínua
  7. Abordagem à tomada de decisões baseada em factos
  8. Relações mutuamente benéficas com os fornecedores

Permite a identificação de áreas de melhoria, de modo a eliminar desperdícios e fazer bem à primeira. O quadro seguinte demonstra a evolução da certificação ISO9001, que representa 76% do número total de certificados emitidos (1.109.905 certificados), o que revela por parte das organizações um elevado grau de confiança no referencial, como uma verdadeira ferramenta de gestão, integrada no planeamento estratégico.

NP EN ISO 14001:2004 – “Sistemas de gestão ambiental”, constitui uma ferramenta essencial para as organizações que pretendem alcançar uma confiança acrescida por parte dos clientes, colaboradores, comunidade envolvente e sociedade, através da demonstração do compromisso voluntário com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental. A implementação permite por exemplo, ganhos financeiros relacionados com a redução dos consumos. De acordo com o ISO SURVEY 2010 (quadro em baixo), no final de 2010 existiam 250.972 certificados emitidos, distribuídos por 155 países (17,2% do número total de certificados emitidos em todo o mundo). O crescimento, face ao ano de 2009, foi de 12% (27.823 certificados). 

OHSAS 18001:2007, com correspondência a nível nacional através da NP 4397:2008 – “Sistemas de gestão da segurança e saúde do trabalho” proporciona uma melhoria da satisfação e motivação dos colaboradores pela promoção e garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável, bem como, a implementação de práticas que podem conduzir à redução de acidentes de trabalho, à prevenção de doenças profissionais e à diminuição do absentismo. A implementação conduz à consolidação de uma cultura, baseada no bem-estar dos colaboradores, potenciando a sua motivação, transformando-os no principal activo das organizações. A certificação OHSAS18001 tem obtido taxas de crescimento bastante positivas nos últimos 3 anos, superando mesmo a certificação ISO 14001 (28% em 2010).

ISO 50001 – “Sistemas de Gestão de Energia”, tem como objetivo estabelecer os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético global da organização, incluindo a utilização, consumo e eficiência energética. A norma não estabelece quaisquer exigências de desempenho energético, mas disponibiliza um conjunto de requisitos e metodologias de suporte para as organizações estabelecerem uma referência de consumo energético (baseline), definirem as suas metas e melhorar continuamente o seu desempenho. Esta norma baseia-se numa estrutura comum de sistema de gestão, permitindo um elevado nível de compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001, tornando estes sistemas integráveis entre si.

Compete aos Gestores e de acordo com a estratégia definida decidir qual ou quais as ferramentas que serão as mais adequadas e que permitem o desenvolvimento sustentado.

Atualmente a escolha de mais do que uma ferramenta, possibilita a integração de Sistemas o que conduz à maximização dos esforços da gestão, permitindo a focalização na competitividade onde o contributo da certificação é a garantia de valor acrescentado através da realização de auditorias credíveis e imparciais, tendo em vista a melhoria das práticas das organizações e, consequentemente, a sua posição no mercado.

Helder Estradas
Diretor Comercial da APCER



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