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novembro de 2011 | nº20
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É possível integrar a certificação em inovação?

 

Que vantagens tenho em certificar a minha organização em Inovação (IDI)?

É possível integrar a certificação em Inovação com outras certificações já existentes?

A minha organização tem recursos diferentes afectos a cada um dos sistemas. Existem vantagens nessa integração?

 

As perguntas que serve de tema a este texto são algumas das dúvidas mais habituais nas organizações que analisam a possibilidade de avançar com a certificação da NP 4457:2007, mas já estão certificadas em outras normas.


Vantagens na Certificação em Inovação

As vantagens da implementação de uma certificação em IDI podem ser resumidas de modo sintético pela figura seguinte.

 

Muito já se falou e escreveu sobre este tema, pelo que só reforço o impacto nos clientes (especialmente internacionais) pelo facto de reconhecerem na organização a preocupação pela inovação sistémica, o maior empenho e envolvimento que os colaboradores apresentam após um processo de Certificação IDI e o retorno efectivo que as organizações certificadas apresentam – recomendo a visita ao Barómetro de Inovação da COTEC em http://www.barometro.cotec.pt/website

Integração com outras Certificações

Para além das habituais dúvidas sobre as vantagens na implementação na NP 4457, as organizações centram a sua análise em minimizar o esforço na implementação de mais um referencial e no esforço e custo futuro após a sua implementação.

Na realidade não só é possível integrar a NP 4457 (IDI) com outras normas como é desejável que isso seja efectuado, obtendo um Sistema de Gestão Integrado (SGI), mais fácil de gerir e de manter ajustado à organização.

 

São vários os benefícios que resultam da integração de vários sistemas, nomeadamente:

  • Semelhanças entre as certificações de Qualidade, Ambiental, Saúde Ocupacional e Segurança (OHS) e Inovação; Todas têm como objectivo a melhoria da organização, e embora tenham âmbitos diferentes, as suas estruturas e abordagens à conformidade com as normas são semelhantes.
  • Complementaridade entre a certificação em inovação e as restantes; A norma de certificação IDI foca a sua atenção na criação de mecanismos de inovação e diferenciação na empresa face à concorrência, que não são abrangidos pelas restantes normas. Para atingir os seus objectivos, a organização deverá acrescentar os processos que não existem, e ajustar alguns dos que já foram criados pelas outras normas, especialmente a de qualidade.
  • Organização mais eficiente; Uma organização que funciona de acordo com um SGI, tem processos de trabalho e instruções de funcionamento consistentes com as várias normas, minimizando possíveis conflitos originados pelas orientações das várias normas. Os funcionários da organização identificam mais facilmente que processo seguir, que documentos usar e em que situações.
  • Organização mais eficaz; Com um SGI, a organização identifica precocemente potenciais problemas, riscos, métodos de funcionamento redundantes ou pouco eficientes, e erros ou falhas de funcionamento. O resultado é uma maior satisfação dos clientes, uma redução ou eliminação de reclamações e de não-conformidades de produtos. Tendencialmente também reduz os custos associados com incidentes ambientais no local de trabalho, acidentes de trabalho, doenças, mortes e multas de reguladores ou organizações de trabalho.
  • Revisões do SGI e Certificações de Acompanhamento; Tratando-se de um sistema integrado, a revisão é efectuada uma única vez e de modo integrado para as vários sistemas, sendo a Certificação de Acompanhamento também mais simples, reduzindo o envolvimento de recursos, tempo e custos associados.
  • Optimização de recursos; Um sistema que tem em atenção os requisitos de todos os referenciais de gestão implementados na organização, faz a optimização dos recursos necessários para desenvolver, implementar e manter os sistemas separadamente. É recomendável que exista um gestor do Sistema Integrado de Qualidade, responsável pela sua manutenção e revisão, e responsáveis individuais pela operacionalização dos vários referenciais certificados. A gestão de recursos humanos, formação, controle e gestão de documentos, acção de revisão, correctivas e preventivas, irão necessitar de menos recursos do que se os sistemas estiverem implementados separadamente.
  • A integração da Qualidade, Ambiente, OHS e Inovação, como estratégia global de negócios; Com um quadro estabelecido para melhoria contínua da qualidade, ambiente, OHS e inovação, é mais fácil à gestão definir metas e objectivos para a organização e para os diferentes referenciais, analisando a evolução em intervalos regulares para assegurar que os objectivos estão a ser atingidos. Deste modo, a gestão também identifica mais facilmente oportunidades para a melhoria, acções correctivas e preventivas. Como resultado, a organização implementa mais facilmente uma visão de avaliação por objectivos, pois tem mecanismos de monitoria e avaliação da performance consistentes, assim como de avaliação dos recursos humanos.

 

Vantagens da Integração de vários referenciais certificados

 

 

Gouveia Leal
Consultor IDI



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